Seguindo as mais recentes tendências do mercado imobiliário internacional, a Incorporadora Wert Estada & Co. de Gramado trouxe para o mercado gaúcho um novo modelo de negócios que já é sucesso quando se fala de projetos imobiliários de alto padrão: a assinatura de profissionais, designers e artistas consagrados com projetos de design autoral.
Para criar projetos diferenciados no valor agregado, com praticidade, qualidade e totalmente exclusivos, os projetos de design de interiores precisam ser pensados e assinados pelos mais renomados profissionais que pensem e contribuam com a criação de ambientes únicos para o usuário, principalmente nas áreas comuns. Tudo com muita sofisticação e funcionalidade.
Seguindo esta linha, a Wert lançou quatro projetos imobiliários de alto padrão em Gramado, na Serra Gaúcha, todos com assinaturas de artistas, arquitetos e designers conceituados no Brasil e no exterior.
O Relevo Gramado tem obras nas áreas comuns com assinatura da artista Heloísa Crocco, o Gorjeio Gramado, primeiro projeto imobiliário super luxo em Gramado, é assinado pelo consagrado designer Jader Almeida e o Áureo e o Venusto tem projeto de Redecker Sperb com assinaturas de móveis dos designer’s Guilherme Wentz e estudiobola.
Todos os empreendimentos estão localizados em áreas nobres de Gramado e possuem características que atendem o cliente superluxo que busca projetos amplos com até três suítes, comodidade, alto padrão, arte e design.
Os projetos em Gramado terão obras de arte, móveis exclusivos e áreas comuns como espaço gourmet, academia, salão de festas, hall de entrada e outros espaços, assinados e pensados pelos designers contratados.
Os empreendimentos estão na fase de lançamento e já estão em obras. A previsão de inauguração é em 2025 para o Relevo Gramado e 2026 para o Gorjeio Gramado e para o Áureo e Venusto. A incorporadora gramadense vai investir cerca de R$ 120 milhões nos quatro projetos.
“Acreditamos totalmente neste modelo de negócios para o mercado imobiliário de alto padrão e decidimos colocar em prática a partir de todos os nossos lançamentos dos últimos dois anos aqui em Gramado. É uma quebra de paradigma para o cenário gaúcho, mas uma rota necessária quando se fala de superluxo”, destaca o diretor da Wert Estada, Giovani Ghisleni.
“Contratar nomes consagrados como Heloísa Crocco, Jader Almeida, estudiobola e Guilherme Wentz para assinar nossos projetos de interiores é um investimento que traz este novo perfil para Gramado e para Serra Gaúcha mas também atende principalmente o desejo de nossos clientes e compradores que são extremamente exigentes”, destaca Taís Munaretto, diretora da Wert Estada & co.
Outro foco está na valorização do imóvel. “Neste segmento, o ganho para o investidor é muito mais garantido. Quando os empreendimentos estiverem prontos, no auge de sua valorização, é exatamente o momento em que o cliente final vai poder usufruir de todo o luxo, é isto que acontece nos melhores empreendimentos do Brasil. Segundo pesquisas de mercado, imóveis com este perfil chegam a valorizar até 150% na entrega do empreendimento”, fala Giovani.
Projeto do empreendimento Áureo Gramado.
Demanda dos viajantes de alto padrão aumenta nos últimos anos e vai crescer em 2024 aponta pesquisa
Um estudo da Arival, especializada no setor de passeios, atividades e experiências de viagem, mostra que os viajantes com alto poder aquisitivo representam quase metade do total gasto com experiências de viagens. A empresa aponta que 2024 será de ascensão para este segmento. O estudo vem com a publicação do relatório Traveler Insights da Arival’s U.S. Experiences 2024.
“O viajante com maior poder aquisitivo pode representar um segmento menor da população total de viajantes, mas a sua influência neste setor do turismo é profunda – e crescente”, disse Douglas Quinby, CEO da Arival. “Esses turistas estão gastando mais e buscando experiências exclusivas, incluindo viagens privadas e para pequenos grupos. As operadoras devem observar de perto esta expansão e desenvolver produtos e marketing para alcançar este cobiçado segmento de consumidores”.
“Na incorporadora identificamos exatamente esta mudança no perfil do consumidor que frequenta Gramado. A cidade recebeu bilhões em investimentos privados nos últimos anos e, com a chegada de parques e atrações nacionais e internacionais, a inauguração de diversos empreendimentos hoteleiros e gastronômicos de luxo focados em experiências internacionais, o ticket médio do consumidor cresceu muito por aqui”, destaca Giovani Ghisleni.
Atrações já inauguradas como Parque da NASA e NBA Park e em construção como Hard Rock Hotel e Club Med, juntam-se à centenas de empreendimentos que aplicam um ticket médio alto na região.
“A elevação do ticket médio de consumo em Gramado, atrai cada vez mais o turista e o visitante de classe A, que passa a consumir o destino de forma mais regular e também volta seus olhos e investimentos para a cidade e região”, explica Giovani Ghisleni.
Fatores como elevação nos preços das passagens aéreas e a lotação de jatinhos no aeroporto de Canela, por exemplo, mostram que os super ricos já escolheram Gramado como destino para um fim de semana de turismo, descanso, boa gastronomia e também investimentos.
“Na contramão, muitos hotéis e empreendimentos que aplicam um ticket mais baixo enfrentam dificuldades para lotar suas acomodações nos últimos anos. Já os hotéis voltados ao público de alto padrão estão sempre lotados. Estes clientes de alto poder aquisitivo buscam a qualidade excepcional nas experiências e, também, consomem o produto que lançamos ao mercado, que são os empreendimentos residenciais de luxo e super luxo, com assinaturas, design e experiências”, finaliza Ghisleni.