
O restaurante Bottega Maria foi eleito como o Melhor Italiano de Porto Alegre e Região Metropolitana na primeira edição do Prêmio Bom Gourmet Rio Grande do Sul. A revelação aconteceu na noite de segunda-feira (17), em cerimônia realizada no Encouraçado Butikin, em Porto Alegre.
A Bottega Maria disputava a categoria ao lado de outros quatro restaurantes e foi escolhida pelo Comitê Bom Gourmet, um grupo de jurados que avaliou cada grupo de indicados com base em critérios como qualidade, consistência e experiência. O prêmio contemplou outras 11 categorias para Porto Alegre e região, os melhores do estado em cinco categorias, além de eleger os 35 melhores restaurantes do Rio Grande do Sul.
Responsável pela operação da casa, o chef Gabriel Rossi, comenta o que a premiação representa: “É um momento de muito orgulho por todo o trabalho que a gente faz, de toda a equipe que trabalha duro para que a gente sempre entregue o melhor da cozinha italiana. Sermos reconhecidos no primeiro Bom Gourmet Porto Alegre nos deixa com uma responsabilidade muito grande porque temos que subir o nível para conseguir novamente voltar ao palco nos próximos”.
A Bottega Maria
Reconhecida como um dos principais empreendimentos da gastronomia gaúcha do momento, a trattoria enaltece os clássicos da culinária italiana com insumos de alta qualidade e técnica apurada. Tradicionalmente, tem no cardápio opções de pastas grano duro ou frescas, produzidas na própria casa.
Um de seus diferenciais é o uso de ingredientes das receitas originais, como o guanciale no spaghetti alla carbonara, comumente feito com bacon. Entre os carros-chefe estão o Arancini Clássico, o Pappardelle Al Ragú, o Risotto Zaferano, o Ossobuco Alla Milanese e o Polpettone Al Forno. Das sobremesas, o destaque é o Tiramisú Della Bottega, na versão individual ou uma que serve de três a quatro pessoas.
A localização
O empreendimento destaca-se não apenas pela boa comida, mas também pela localização e ambiente. A Bottega Maria fica na esquina das ruas Miguel Tostes e Casemiro de Abreu em um casarão da década de 1920. O cliente opta por sentar nas simpáticas mesas na calçada ou no salão, que preserva a edificação mantendo o clima acolhedor com charme contemporâneo, onde está o bar.
Carta de bebidas
Para os apreciadores e entusiastas do vinho, o restaurante apresenta uma carta variada e selecionada com opções que vão dos tradicionais italianos Chianti, Barolo e Amarone a uma seleção de pequenos produtores. O cardápio de bebidas também inclui drinks autorais como o Mathilde, que leva destilado Alba, Jerez, Vermute e o licor italiano Amaro Luxardo, o Limoncello Spritz, um dos mais vendidos feito com limoncello da casa, além dos clássicos da destilaria como Negroni e Dry Martini