
“Mais do que fruta, a marca neozelandesa Zespri™ coloca o kiwi no território da imunidade e do bem-estar”
Um tubo de vitamina C que não vem da fábrica, mas da natureza. Essa é a provocação da Zespri™, maior produtora de kiwis do mundo, que decidiu reposicionar a fruta no imaginário do consumidor.
Em sua nova campanha a empresa leva aos pontos de venda tubos que lembram os clássicos suplementos de vitamina C. Só que, em vez de cápsulas artificiais, o que se encontra é o kiwi Zespri™ Vita SunGold™, doce, suculento e vibrante, capaz de oferecer em apenas uma unidade 100% da necessidade diária de vitamina C, um importante nutriente conhecido pelos consumidores como aliado no sistema imune.
A ideia é simples, mas poderosa: usar a embalagem como mídia, conceito e conversa cultural. Um gesto que evidencia as qualidades da fruta frente às alternativas fabricadas, entregando frescor, sabor e nutrição de forma natural e prazerosa.
“O tubo traduz de forma imediata o benefício da vitamina C, mas o que realmente importa é a experiência: cuidar da saúde com sabor, naturalidade e prazer no dia a dia”, afirma Regina Carmagnani, diretora de marketing da Zespri™ no Brasil.
O lançamento conta com o investimento de USD 300 mil em um ecossistema completo de comunicação: conteúdos digitais, influenciadores, ativações de consumo, materiais de merchandising, experimentação em PDV, mídia programática e OOH. A campanha busca transformar o kiwi Zespri™ Vita SunGold™ em ritual diário de imunidade e energia, em diferentes momentos, do café da manhã ao lanche dos adultos e das crianças.
Inovação em hortifrúti raramente ganha manchetes. Sem embalagens sofisticadas, sem fórmulas mágicas, o setor de frutas e vegetais parecia distante do terreno fértil da publicidade. A Zespri™ decidiu desafiar esse paradigma e explorar as oportunidades nesse setor que movimentou em 2024 US$ 25,8 bilhões com previsão de crescimento para US$ 33,6 bilhões até 2029, o que representa um aumento de 30%.
Apesar da relevância desse mercado, dados do Vigitel, do Ministério da Saúde, indicam que apenas 25% dos brasileiros consomem a quantidade mínima recomendada pela OMS de cinco porções diárias de frutas e hortaliças, um cenário que revela espaço relevante para estimular hábitos mais saudáveis.
Dados do Comtrade (banco de dados de estatística de comércio exterior), reforçam esse potencial: só em 2024 o Brasil importou 42,4 mil toneladas de kiwi sinal de que existe demanda crescente por variedade e disposição do consumidor em investir em produtos premium com alto valor nutricional.
Nesse contexto, a Zespri™ mostra que é possível responder a essa busca por saúde e bem-estar com uma proposta natural e diferenciada.
Com estreia no Brasil e no México, a campanha prepara terreno para expansão em novos mercados em 2026. O kiwi Zespri™ Vita SunGold™ reforça que, quando o assunto é vitamina C, a natureza sempre sai na frente.
Sobre a Zespri Internacional
A Zespri™ é líder mundial na produção de kiwis, tendo atingido em 2024 um faturamento de NZD 5,4 bilhões. Com presença em mais de 50 países, a Zespri™ é formada por 2.800 agricultores da Nova Zelândia e 1.600 agricultores de outras partes do mundo. Seu crescimento tem sido pautado por constante investimento em ampliação das áreas de cultivo, desenvolvimento de novas variedades, e consolidação dos negócios em todos os países onde está presente. Uma empresa que tem orgulho de ter alcançado um importante marco em 2024 de estar presente em mais de 100 milhões de lares em todo o mundo.
Para mais informações sobre a Zespri™ acesse: https://www.zespri.com/en-NZ/publications/annualreports