
Com produção do amido de milho Maizena feita 100% no Nordeste, marca homenageia os cozinheiros locais e traz para a festa a papa cremosa como símbolo de tradição local
Pelo terceiro ano consecutivo, Maizena, marca da Unilever Alimentos, confirma presença no São João de Caruaru, uma das maiores e mais tradicionais festas populares do País. Neste ano, a clássica caixinha amarela reforça a origem de sua produção – 100% nordestina – e fortalece seu compromisso com a valorização da cultura popular e das tradições culinárias da região, que tem como um dos símbolos a papa cremosa feita com Maizena. O evento acontece de 25 de abril a 28 de junho na Estação Ferroviária, em Caruaru (PE).
Produzida em Garanhuns (PE), Maizena compartilha das raízes e da tradição cultural local que é expressa no São João de Caruaru e que une gerações. Nesse contexto, a papa, nome dado ao mingau por algumas regiões no Nordeste, ganha destaque como símbolo dessa conexão entre território, costume e tradição. Ao colocá-la no centro das ativações, a marca celebra esse elo com a região e reforça seu papel em transformar as texturas das receitas em experiências ainda mais especiais.
“Estar no São João de Caruaru é muito mais do que marcar presença em uma das maiores festas do Brasil, é celebrar as raízes da marca. Por meio de pratos como a papa cremosa, Maizena faz parte da rotina de diversas famílias do Nordeste e, por isso trazer essa receita como centro das ativações é uma forma de reconhecermos sua relevância na tradição cultural local, reforçarmos o compromisso da marca com sua região de origem e o seu papel na culinária nordestina”, comenta Marina Ballini, líder de Marketing de Culinários da Unilever Alimentos no Brasil.
Com a assinatura “A melhor papa e o melhor São João de todos não têm segredo, têm Maizena”, a campanha produzida pela 11:11 The Challenger Company vai além da simples exposição de marca. A estratégia é conectar a receita com a tradição cultural da região, por isso, além de peças publicitárias, a ativação prevê que a papa seja distribuída no estande da marca durante a festa. Dessa forma, o público poderá vivenciar, na prática, a presença da Maizena em um prato típico e o grande diferencial do produto de transformar texturas, tornando pratos já conhecidos ainda mais cremosos, fofinhos ou crocantes. “Com este trabalho queremos reforçar o compromisso da marca com suas raízes e sua conexão natural com a festa, além de deixar o coração de todo mundo quentinho”, conta Renata Antunes, ECD da 11:11.
Na Estação Ferroviária, a marca terá um estande especial e temático de 20m² no coração do evento, inspirado no icônico Mercado Cultural Casa Rosa, referência da cidade, e decorado com peças originais da Feira de Caruaru. Nesse espaço, os visitantes poderão degustar a papa feita com Maizena gratuitamente e participar de ativações valendo brindes. Além disso, um espaço instagramável completa o cenário com elementos que celebram a cultura local.
Até nos mínimos detalhes a campanha reforça seu propósito no São João: a identidade visual criada pela 11:11 conta com a arte do ilustrador paraibano Gidé, que trouxe a alma do Nordeste por meio das gravuras de cordel utilizada nas artes da campanha. Seu traço estará também nos conteúdos exclusivos para as Redes Sociais e nos posts do squad de influenciadores que realizarão a cobertura da festa. O kit enviado a influenciadores e jornalistas para contar de forma lúdica sobre a campanha e engajá-los na história contada por Maizena também é de produção nordestina, com itens feitos por produtores locais.
Os vídeos da campanha podem ser conferidos no canal oficial da marca no YouTube, ou diretamente pelo link: São João Maizena 2025 Para acompanhar os conteúdos e demais ações de Maizena, fique atento nos canais oficiais da marca no Instagram (@maizenabrasil) e Facebook (@maizenabrasil) ou no site www.maizena.com.br.
Fichas técnicas
Cliente: Maizena (Unilever)
Título: Vinhetas O Melhor São João de Todos
Produto: Maizena
Aprovação cliente: Carolina Riotto, Marina Ballini Luiz, Natalia Ribeiro dos Santos Arakaki, Evelyn Gardino, Geovanna Pignatari
Estalo
Diretor de arte e redação: Rodrigo Rodras e Karine Rossi
Comercial: Michelle Dratovsky e Cristiane Silva
Produção/operação: Rogério Marques e Marcus Trindade
Agência 11:11 São Paulo. The Challenger Company
CCOs: Marcelo Siqueira, Wilson Mateos
ECD: Renata Antunes, Juliana Uchoa
COO: Guilherme Grigol
Criação Campanha: Guter Sá, Victor Gregório e Natália Guimarães
Criação Vinheta: João Vereza, Natália Guimarães
Atendimento: Raiza Scatena, Guilherme Grigol, Carolina Meneghine.
Social: Aline Dillenburg
Produção/RTV: Manoella Guimarães
Produtora de Imagem: Horda
Produtor Executiva: Getúlio Mentz
Direção: Gabriel Reinaldo
Diretor Produção: Dudu Gomes
Fotógrafo: Egon Jais
Culinarista: Lilian Melo
Diretor de Arte: Vinicius Trigo
Atriz: Aline Criola
Figurinista: Ana Paula Pool
Make-up: Marcely Tobias
Assistente de pós-produção: Pedro Oliveira
Animação: Toten Dias
Ilustração: Gidé
Agência de Supervisão Musical: Big Sync Music
Head de Supervisor Musical: Alex Menck
Supervisora Musical: Luiza Castro
Coordenadora administrativa: Bianca Silva
Produtora de áudio: Audiomaníacos
Direção: Rafael Bacchi e Dudu Massonetto
Atendimento e Coordenação: Dani Freitas
Produção, mixagem e finalização: Dudu Massonetto
Locução: Amanda Menelau
Diretora de contas: Flávia Janotti Novaes
Gerente de contas: Camila Lee Teixeira
Atendimentos: Ana Luíza Mousinho, Aline Godoy e Camila Teixeira
Empresa – BR Media Group
CEO – Celso Ribeiro
CMO – Thiago Bispo
VP Comercial – Raphael Vignola
Diretora Comercial – Thaís Semer
Gerente Comercial – Victoria Bruck
Analista Comercial – Lucia Penido
COO – Renan della Matta
Diretora de Operações – Rafaela Sgariboldi
Diretora de Atendimento – Aline Schwegler
Gerente de Atendimento – Marcela Pozzan
Especialista de Atendimento – Vinicius Begnami
Estagiária de Atendimento – Estela Manucci
Diretor de Planejamento – Alan Alves
Gerente de Planejamento – Pedro Dorta
Estrategista – Rebeca Porto
Analista de Planejamento – Gregory Ferreira
Analista de Conteúdo – Tiffany Ruiz
Gerente de BI – Caio Moraes
Analistas de BI – Sophia Frontini e Handemberg Leal
Agência Initiative
Diretor de Mídia: Rodolfo Peixinho
Diretora de Midia: Tais Salvi
Gerente de Mídia: Beatriz Bordini
Supervisor de Midia: Raphael Dorta
Sobre Maizena
Há mais de 150 anos no Brasil, Maizena® é sinônimo de categoria, tradição e versatilidade na cozinha brasileira. O amido de milho da Unilever Alimentos realça texturas das receitas doces e salgadas, garantindo mais crocância, cremosidade ou fofura, além de não conter glúten e não alterar o sabor. De geração em geração, a clássica caixinha amarela é a aliada de quem ama cozinhar, seja no preparo de mingaus ou molhos cremosos, batatas fritas ou empanamentos crocantes e bolos fofinhos, entre muitas outras delícias. Mais do que um ingrediente, Maizena® é responsável por transformar a textura de um prato em uma receita ainda mais especial. Porque receitas de sucesso não têm segredo, têm Maizena®.
Site: https://www.maizena.com.br/home
Instagram: @maizenabrasil
Youtube: @maizenabrasil
Facebook: @maizenabrasil