Presidente da ABS-RS, Caroline Dani, celebra reconhecimento da profissão e destaca papel do sommelier como elo entre produtor e consumidor

O Rio Grande do Sul passa a contar, a partir deste ano, com uma data oficial dedicada aos sommeliers. O governo do Estado sancionou a Lei nº 16.524, que institui o Dia Estadual do Sommelier, a ser celebrado anualmente em 3 de junho. A proposta, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (PP), tem origem no Projeto de Lei nº 80/2024 e representa um reconhecimento formal à categoria de profissionais que atuam na valorização do vinho, da gastronomia e do turismo ligado ao setor vitivinícola gaúcho.

Para a presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), Caroline Dani, a sanção da lei é um marco para a profissão no Estado. “Ter essa lei sancionada é mais um reconhecimento do papel do sommelier. Nós ficamos muito felizes com a proposta feita pelo deputado e entendemos o quanto isso representa, efetivamente, para o reconhecimento da profissão”, afirma.

Caroline explica que o sommelier desempenha uma função que vai muito além da degustação técnica. “É um profissional que tem um papel crucial na ponta, no entendimento da cultura, em levar a cultura do vinho aos consumidores, em levar o vinho de alguma forma a todos. O sommelier é, de fato, um articulador entre a cadeia produtiva e o consumidor”, explica a presidente da ABS-RS.

A expectativa da entidade é de que o novo marco legal contribua para o crescimento da categoria no Estado. “Desejamos que, a partir dela, tenhamos cada vez mais sommeliers atuando nos diferentes cenários em que esse profissional pode atuar, e que isso possa auxiliar na questão da cultura do vinho no Rio Grande do Sul”, projeta a presidente.

Para o deputado Guilherme Pasin, autor do projeto, a criação da data reforça o papel estratégico dos sommeliers na promoção da cultura do vinho e na qualificação da experiência enoturística — segmento que vem ganhando relevância crescente para a economia gaúcha. “Os sommeliers são profissionais que ajudam a conectar o consumidor à história, à cultura e à qualidade dos produtos elaborados em nosso Estado. Reconhecer oficialmente essa profissão é também valorizar toda a cadeia vitivinícola, um dos grandes patrimônios econômicos e culturais do Rio Grande do Sul”, destacou o parlamentar.

Pasin é uma figura recorrente em pautas ligadas ao setor: já assina a lei que reconheceu o vinho e o espumante como símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, a implementação da primeira estação móvel de envasamento e rotulagem de vinhos do Estado e a criação do Dia Estadual do Suco de Uva, celebrado no primeiro domingo de março. Ele também é proponente e presidente da Frente Parlamentar do Enoturismo na Assembleia Legislativa.

Com a nova legislação, o Rio Grande do Sul passa a ter, no calendário oficial, uma data simbólica para reconhecer profissionais que, segundo a ABS-RS, são peça-chave na construção da identidade vitivinícola do Estado.