Chef paranaense Nathália Pianaro criou duas receitas autorais que exploram a união entre dulçor, gordura e acidez, revelando um novo caminho para o consumo de bebidas como o coquetel alcoólico Don Luiz

 

A cozinha brasileira vive um momento de descobertas sensoriais, e uma delas está no contraste entre pratos salgados intensos e bebidas de dulçor pronunciado. A convite de Don Luiz, marca que transformou o doce de leite em um coquetel alcoólico de forte identidade brasileira, a chef paranaense Nathália Pianaro desenvolveu duas receitas que revelam uma nova tendência de harmonização: o encontro do sabor caramelado com carnes, acompanhamentos rústicos e sobremesas de grelha.

 

Segundo a chef, trata-se de uma tendência que vem ganhando espaço em menus autorais no país e que usam bebidas doces para equilibrar gordura, acidez e textura.

 

“Quando o doce de leite aparece no copo e não no prato, ele cria uma ponte aromática interessante com a proteína, realçando os temperos e suavizando a potência da grelha ou da frigideira”, explica Nathália. “A harmonização funciona porque o dulçor reduz a percepção de amargor e destaca as notas tostadas, justamente o que acontece quando carne, banana ou queijo passam pelo calor intenso”.

 

A inspiração da chef resultou em duas preparações complementares, ideais para encontros gastronômicos — seja um almoço descontraído, um jantar especial, um churrasco ou um momento de celebração com amigos.

 

Shoulder Steak com batatas ao murro e chimichurri

 

De acordo com a chef Nathália, a suculência do shoulder e o frescor do chimichurri encontram no coquetel Don Luiz um contraponto cremoso e levemente alcoólico. A gordura da carne reduz a percepção de dulçor, enquanto o parmesão e as ervas criam camadas aromáticas que conversam diretamente com as notas carameladas da bebida.

 

Ingredientes

 

– 1 peça de shoulder (raquete – da paleta dianteira) aproximadamente 1kg

– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva para a carne

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1,5 kg de batatas bolinha

– Queijo parmesão a gosto

– Sal, pimenta do reino, páprica, orégano

– Azeite de oliva

 

Chimichurri:

– 2 colheres (sopa) de orégano

– 1 colher (sopa) de pimenta calabresa

– 1 colher (sopa) de sal

– 50 ml de água quente

– Pimenta do reino a gosto

– 1/2 maço grande de salsinha

– 1 ou 2 dentes de alho

– Raspas e suco de 1/2 limão siciliano

– 50 ml de vinagre de vinho branco

– 100 ml de óleo neutro (canola/girassol)

 

Modo de preparo

 

Cozinhe as batatas com sal até que fiquem maciam por dentro, mas ainda firmes. Transfira as batatas para uma assadeira e pressione-as com a parte de baixo de um ramequin somente para estourar a casca e eles ficarem achatadas. Tempere com sal, pimenta do reino, um pouco de páprica e orégano, um bom fio de azeite de oliva e queijo parmesão ralado na hora. Leve ao forno até ficarem bem douradas.

 

Para fazer o chimichurri, em um recipiente misture orégano, pimenta calabresa e sal. Hidrate com um pouquinho de água quente e deixe esfriar. Acrescente a salsinha finamente picada, raspas e suco de limão siciliano, vinagre, óleo e um dente de alho ralado. Reserve.

 

Corte a carne em bifes grossos (aproximadamente 3 cm) e sele em frigideira com azeite por 2 minutos de cada lado. Ao virar, coloque um pouco de manteiga para ir regando sobre a carne. Deixe descansar por dois minutos para então fatiar.

 

Monte o prato com as batatas e a carne fatiada e regada com o chimichurri. Sirva acompanhado de um shot de Don Luiz bem gelado.

 

Empanada de doce de leite, banana e uva passa (de forno ou churrasco)

 

Aqui, segundo a chef, a combinação é afetiva: banana quente, massa crocante, uva passa hidratada pelo calor e o doce de leite, que ganha intensidade quando acompanhado de um shot bem gelado. A versão feita na grelha transforma a sobremesa em um ritual típico brasileiro, rústico e surpreendente.

 

Ingredientes

 

Para a massa:

– 500 g de farinha de trigo

– 200 g de banha de porco

– 200 ml de água

– 1 colher (sobremesa) de sal de parrilla

 

Recheio:

– 300 g de doce de leite

– 2 bananas

– 100 g de uvas passas

 

Modo de preparo

 

Para fazer a massa, aqueça a água com a banha de porco (pode usar manteiga) até derreter e aquecer, não precisa ser fervendo. Em um bowl, misture a farinha e o sal, e verta o líquido quente. Misture por alguns instantes até ficar morno para frio, e comece a sovar a massa. Ela vai ficar macia e rasga com facilidade. Deixe descansar por 15 minutos. Na sequência abra com ajuda de um rolo e corte os discos de massa.

 

Não coloque muito recheio, pois ficará mais difícil de fechar. Para fechar, junte 2 laterais do disco fazendo uma meia lua. Faça torcidinhos na borda e pronto. Pode assar no forno fechado ou na churrasqueira. Quando dourar bem, estará pronta. Sirva com um shot de Don Luiz bem gelado.

 

Sobre o Don Luiz

 

O Don Luiz é um coquetel alcoólico de doce de leite. Lançado em 2018, nasceu com a proposta de transformar um dos sabores mais icônicos da gastronomia brasileira em uma experiência cremosa, versátil e diferenciada. Com 13% de teor alcoólico, a bebida – também conhecida como “Néctar do Urso” – pode ser consumida em shots, no ápice dos brindes e comemorações. Presente em mais de 8 mil pontos de venda e entregue a todo o Brasil por meio do e-commerce, o Don Luiz se posiciona como a bebida dos “Loucos Pela Vida”; autêntica, afetiva e insubstituível nas celebrações. Para mais informações, acesse o e-commerce da marca.