De Botero a Salvador Dali, de Vasco Prado a Xico Stockinger, Galeria Duque elege a temática equestre em mostra que homenageia esse símbolo gaúcho.
A paixão universal pelos cavalos inspirou artistas no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. E essa paixão compõe um recorte da mostra “Narrativas Coloridas”, com curadoria de Daisy Viola, em destaque na Galeria Duque até 9 de novembro. A mostra, com entrada franca, pode ser visitada de segunda a sábado no espaço localizado na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Colecionador de arte, o galerista Arnaldo Buss tem um dos acervos mais completos do Estado. “Neste mês de setembro, especialmente motivado pelo mês em que se comemora a Revolução Farroupilha e por uma paixão que move os gaúchos, resolvi propor um recorte que destacasse os cavalos e a temática equestre em obras de grandes nomes da arte daqui e do mundo”, ressalta.
Ao lado da curadora Daisy Viola, Buss selecionou 39 obras que ocupam o primeiro andar da galeria. Quem visitar o espaço vai encontrar uma escultura de Botero e uma pintura de Salvador Dali com o cavalo em destaque. Ícones da arte como o argentino Carybé, o uruguaio Gustavo Nakle, o português Antônio Poteiro, o chinês Chen Kong Fang, os cariocas Arnaldo Romanelli, Milton Dacosta, o acreano Sansão Pereira e o paulista Antônio Gomide estão presentes. Mas os gaúchos ocupam um lugar de honra nas paredes da galeria com obras de Vasco Prado, Xico Stockinger, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues, Nelson Jungbluth, Ruth Schneider, Paulo Porcella, Oscar Crusius e Anestor Tavares, entre outros, que fazem da mostra uma visita obrigatória aos admiradores da arte e da beleza deste animal que é um símbolo gaúcho.
A mostra “Narrativas Coloridas” tem a curadoria de Daisy Viola. Para compor a exposição, que ocupa os dois primeiros andares da galeria, Daisy fez uma viagem pelo rico acervo para buscar as cores em diferentes expressões, que se revelam nas mais variadas técnicas, compondo não apenas um passeio pelas diversas formas da arte visual, mas também uma narrativa dessa evolução.
Além das obras do acervo da Galeria Duque, quem for ao espaço até o dia 9 de novembro também poderá visitar a exposição “Carriconde passadopresente”, com obras do mestre das artes de Santa Maria Cláudio Corrêa Carriconde e a mostra “Nas Entrelinhas da Vida”, com criações em arte têxtil em cobre da artista gaúcha Elisa Tesseler.
Exposição:
“Narrativas Coloridas” – Acervo com grandes nomes da arte
Local: Galeria e Espaço Cultural Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Período da exposição: de 14 de setembro a 9 de novembro
Horário de funcionamento: Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca
Pauta:Tati Casser