A Certificação, única emitida para fábrica de chocolate em Gramado, é capaz de atender os mais exigentes clientes
No último dia 10 de junho, o chocolate da Lugano recebeu a Certificação Internacional por excelência em Segurança de Alimentos que garante todos os benefícios de uma norma de padrão internacional. O HACCP, Hazard Analysis and Critical Control Points, que em tradução livre significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é um sistema de Segurança de Alimentos capaz de atender os mais exigentes clientes.
A sistemática HACCP foi desenvolvida em meados da década de 1960 pela companhia americana Pillsbury juntamente com as Forças Armadas Americanas. O método foi elaborado para atender uma solicitação da NASA.
O HACCP, aborda a segurança de alimentos através da análise dos riscos químicos, físicos e biológicos, em uma indústria de alimentos. Esta análise vai desde o recebimento das matérias-primas até o produto acabado entregue ao clientefinal. Essa sistemática identifica os possíveis riscos na produção e suas prováveis causas e efeitos, criando assim um mecanismo de controle de ponta a ponta para proteger a saúde do consumidor.
O HACCP percorre todas as etapas de produção de maneira preventiva, identificando, avaliando e controlando os perigos que são significativos para a segurança de alimentos. “Investir em uma certificação HACCP é o primeiro passo para todos os estabelecimentos que pretendem trabalhar com alimentos no Brasil e no mercado externo, e faz parte da implementação do Sistema de Gestão, que é mandatório no Brasil desde 1993”, afirma o diretor de marketing e operações da Lugano, Jonas Esteves.
Sobre a Lugano:
Com cerca de meio século de tradição, a Lugano é a marca líder em chocolates finos no Brasil e conta com mix exclusivo de mais de 500 produtos. Entre eles, diversos tipos de barras, bombons, trufas, drágeas, ovos de Páscoa, chocolates personalizados, além de uma linha saudável, com chocolates 70% cacau, zero açúcar e sem lactose. A marca produz cerca de 60 toneladas de chocolate premium por mês, exporta desde 2021 para os EUA e fatura cerca de R$ 80 milhões por ano. Os chocolates também são distribuídos em vários pontos do país através de e-commerce próprio https://www.chocolatelugano.com.br.
Fundada no ano de 1976 em Gramado, a Lugano tem seu nome inspirado na cidade suíça de mesmo nome, localizada na fronteira com a Itália. Naquela época, os seus fundadores já tinham a qualidade, o preparo artesanal e o sabor diferenciado como principais metas, as quais são partes fundamentais da filosofia atual da LUGANO: oferecer o melhor chocolate artesanal do Brasil, sinônimo de excelência em sua qualidade com paladar incomparável. Aliando a tradição do chocolate caseiro de Gramado com a pureza do cacau, a Lugano expressa um delicioso e autêntico sabor.
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Por Tati Feldens