15 anos de experiência no comando do Centro Comercial e muitas conquistas somadas, trazendo oportunidade de trabalho formal aos comerciantes, resultaram no convite para assumir o cargo e seguir contribuindo com os micro e pequenos empresários.

 

Elaine Deboni, CEO do POP Center Porto Alegre , foi convidada para assumir a vice-presidência das micro e pequenas empresas da ACPA – Associação Comercial de Porto Alegre, em reconhecimento aos valores e práticas que ela implementou no Pop Center. Elaine tem trabalhado para trazer oportunidades de melhoria de vida para as pessoas e conquistar a formalização dos lojistas do Pop Center. Assim, seguirá como CEO do centro comercial e fará em paralelo seu trabalho na Associação Comercial de Porto Alegre até 2026.

 

Ao falar sobre suas expectativas ao assumir o cargo de vice-presidente das micro e pequenas empresas da ACPA, Elaine expressou seu desejo de ajudar ainda mais pessoas, especialmente as micro e pequenas empresas. “Será mais uma oportunidade de acolher pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho formal, mas que precisam de orientação e apoio”, destacou.

 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, há aproximadamente 151,5 mil empresas de micro e pequeno porte incluídas no Simples Nacional. Neste cenário, através do empenho de Elaine, hoje 90% dos cerca de 600 lojistas do Pop Center estão formalizados. Elaine enfatiza que o Pop Center não aceita contar com lojistas que não estejam formalizados, tendo 180 lojas fechadas por essa razão. “O Pop Center não é braço da ilegalidade, nós trabalhamos com prejuízo, se for preciso, para não misturar o joio que já foi tirado”, afirma Elaine.

 

O trabalho de Elaine no Pop Center não se limita à gestão do shopping, mas também inclui um forte compromisso com o impacto social. O Pop Center é reconhecido mundialmente pela ONU como um exemplo de impacto social positivo, e Elaine tem sido fundamental nesse processo, com um funcionamento dentro da lei e a busca constante pela sustentabilidade.

 

Elaine acredita que sua nova posição na ACPA será uma via de mão dupla, permitindo que haja também mais associados por meio dos lojistas do Pop Center, que podem aderir à causa. “Que possamos transformar ainda mais vidas nestes próximos dois anos, mantendo o foco nos valores éticos e legais que já guiam nosso trabalho no Pop Center”, finalizou.

 

Mais sobre o Pop Center

 

O Pop Center, tradicional centro comercial de Porto Alegre, é dedicado à promoção da transformação social, com esforços na inclusão e na criação de oportunidades para o desenvolvimento individual. Um dos marcos significativos na trajetória do Pop Center foi o recebimento de 800 ex-camelos ilegais, como parte de sua missão ao iniciar sua história. Hoje, conforme pesquisas, 94% dos frequentadores diários do Pop Center entram nas instalações com a intenção de realizar compras. Isso evidencia não apenas a aceitação da comunidade, mas também a capacidade do Pop Center de se consolidar como um ponto de referência comercial, contribuindo para o fortalecimento econômico local.

 

Mais sobre Elaine Deboni

 

Elaine Deboni é graduada em especialização em imagem em Londres. Ela ganhou notoriedade por ter sido empreendedora do mercado de luxo, com uma loja em Erechim (RS), por 25 anos, e em Passo Fundo (RS), por 16 anos, que contava com o maior mix de grifes nacionais e internacionais do estado .

 

O exemplo de crescimento através do trabalho honesto veio de casa para Elaine. Seu pai, filho de operário de uma fábrica de Passo Fundo (RS), iniciou no mercado de trabalho com 13 anos e aos 15 anos começou a trabalhar como office boy em uma fábrica em Erechim. Por lá, ele foi subindo de cargo até comprar cotas de sociedade e se tornar sócio majoritário da empresa, a Incasel, hoje chamada Comil.

 

Ao chegar no comando do Pop Center, Elaine se deparou com o desafio de conquistar a adesão dos comerciantes ao Pop Center. Então, organizou palestras para os novos lojistas com a Receita Federal, Sebrae e a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB. Além disso, colocou à disposição dos futuros lojistas os conhecimentos de uma equipe do Serviço Nacional do Comércio – Senac. Também foi em busca de especialização e fez uma imersão no Disney Institute para entender melhor a gestão de grandes públicos. Assim, Elaine transformou o Pop Center em referência, em um “lugar com propósito”, como gosta de destacar, e auxiliou na mudança de vida de muitas pessoas.