
Entre 9 e 11/11 mais de 300 investidores, líderes do turismo mundial e visionários discutiram o futuro da hospitalidade e dos investimentos no Caribe
Curaçao recebeu, pela primeira vez, o evento CHICOS 2025 (Caribbean Hotel Investment Conference & Operations Summit), entre 9 e 11/11, reunindo mais de 300 investidores, líderes do turismo mundial e visionários para discutir o futuro da hospitalidade e dos investimentos no Caribe. Foi a primeira vez que a ilha sediou o evento.
A programação começou com um Investment Tour exclusivo, passando por resorts, novos edifícios e empreendimentos e projetos estratégicos em todo o destino — em terra e, inclusive, no mar. Durante os três dias, parceiros globais e regionais exploraram oportunidades de crescimento, colaboração e inovação, marcando um capítulo histórico para Curaçao no cenário de investimentos turísticos do Caribe.
CHICOS 2025 aconteceu no elegante e renovado Curacao Marriott Beach Resort e realizou visitas aos novos projetos: Blue Bay Curacao Resort, Tui Blue Curacao, Porto San Nicolas/Santa Martha, empreendimentos Rif Sint Marie, Pyrmont Resort e o novo desenvolvimento do Chobolobo City Center, seguido por um passeio de barco que destacou projetos em Caracasbaai–Kura Buriku, Spanish Waters e o desenvolvimento de East Point.
O Primeiro-Ministro de Curaçao, Gilmar Pisas, liderou uma impressionante lista de representantes governamentais na conferência. Um painel de líderes com representantes do Conselho de Turismo de Curaçao, da Corporação de Turismo de Bonaire, da Autoridade de Investimentos das Bahamas e da Invest Turks and Caicos discutiu as perspectivas para suas ilhas e para o Caribe como um todo, destacando a melhoria contínua da infraestrutura e da capacidade de transporte, o engajamento local e a sustentabilidade como fatores-chave para consolidar o sucesso recente. Líderes da Hilton, Marriott International, Hyatt, IHG Hotels & Resorts, Mandarin Oriental e Club Mediterranee concordaram com esses pontos de vista em seus painéis de discussão.
O evento é reconhecido como a principal conferência de hotelaria da região. Também participam representantes governamentais, formadores de opinião, incorporadores, banqueiros e outros financiadores, autoridades do setor de turismo, fundos de investimento, executivos de marcas hoteleiras, indivíduos em busca de investidores para seus projetos turísticos, empresas de franquia e operação, instituições públicas e privadas, consultores, arquitetos e designers.
O CHICOS 2025 foi realizado pela HVS e CINEX Curacao em parceria com o Curacao Tourist Board, Chata Curacao e o Ministério de Desenvolvimento Econômico. O Brasil foi representado por executivos de cadeias como Accor Hotels, Marriot Hotels, Sheraton entre outras. O que demonstra o quão a ilha caribenha está pronta para receber investimentos em diversos setores como: blue economy, construçao civil, alimentacao, tecnologia, turismo medico e de bem-estar entre outras
Sobre o Ministério do Desenvolvimento Econômico (MEO) de Curaçao: O MEO tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população. Atua apoiando empresas locais, concedendo licenças econômicas e atraindo investimentos internacionais para gerar empregos. Sua estrutura inclui cinco áreas principais: Inspeção Econômica, Organização de Políticas, Setor Empresarial, Setor de Desenvolvimento e Inovação Econômica e Setor de Cooperação Econômica Internacional. A Inspeção Econômica regula preços, pesos e medidas, além de fiscalizar estabelecimentos. A Organização de Políticas desenvolve e avalia políticas econômicas, realizando análises macroeconômicas. O Setor Empresarial fortalece pequenas e médias empresas, calculando preços de produtos básicos e emitindo permissões. Já o Setor de Desenvolvimento e Inovação fomenta setores estratégicos como turismo, finanças, tecnologia e economia criativa. Por fim, o Setor de Cooperação Internacional promove diplomacia econômica, comércio exterior e atração de investimentos para integrar Curaçao ao mercado global. Site: https://meo.cw/about/