Neste último sábado, 16, a campanha Apoio Total RS promoveu mais uma etapa de sua mobilização humanitária em resposta à tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Coordenada pelo médico e empresário Victor Sorrentino, a iniciativa entregou mais seis casas na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre, e distribuiu 210 pares de tênis para crianças da Escola Municipal La Hire Guerra, em Eldorado do Sul.

 

As casas entregues na Avenida Nossa Senhora Aparecida, acolherão famílias que perderam tudo nas enchentes do ano passado e que, desde então, viviam em condições precárias. Entre os beneficiados estão Fábio Francisco Estevão e Michele Pereira da Silva Estevão, Ronaldo Pereira da Silva e Samanta Aguiar da Silva, Mike Silva Oliveira, Ivone Pereira da Silva e Alisson Vieira da Silva e Kiara da Silva.

 

Além disso, uma das entregas marcou a reconstrução da lanchonete onde Fábio Francisco Estevão e sua família trabalhavam antes da tragédia. O espaço, que havia sido totalmente destruído pelas águas, foi restaurado com apoio da campanha e será reinaugurado junto à nova moradia da família.

 

No mesmo dia, em Eldorado do Sul, a campanha realizou a entrega de 210 pares de tênis para crianças de 1 a 14 anos, matriculadas na Escola Municipal La Hire Guerra. A distribuição faz parte de uma série de ações voltadas à escola, iniciadas em junho deste ano, que incluem melhorias em infraestrutura e apoio social.

 

“Cada entrega é uma resposta concreta à dor dessas famílias. Mas mais do que casas, estamos entregando dignidade, pertencimento e a chance de um recomeço com estrutura. Também entendemos que o cuidado com as crianças é fundamental: por isso, seguimos apoiando escolas, oferecendo não apenas infraestrutura, mas também pequenos gestos que têm grande impacto na autoestima e no bem-estar delas”, destaca Victor Sorrentino.

 

Desde maio de 2024, o Apoio Total RS já atendeu 34 municípios do estado, além de colaborar com entidades públicas e de classe, como as Secretarias de Saúde, o Corpo de Bombeiros e o Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS).