
Com Curadoria de Ana Zavadil, 26 artistas exploram linhas de memória, gesto e matéria em atravessamentos poéticos
A exposição “ENTRELINHAS: linhas de memória, gesto e matéria em atravessamentos poéticos”, teve vernissage na noite de 31 de julho de 2025, na Gravura Galeria de Arte. 26 artistas contemporâneos apresentaram obras com linguagens que transitam e se contrapõem, trazendo um conjunto curioso e reflexivo para as salas da galeria. Ana Zavadil, curadora da mostra, afirmou não existir uma linha cronológica para visitação, sendo possível iniciar a partir da obra que mais chama a sua atenção. Estiveram presentes, artistas, arquitetos, familiares e amigos.
ENTRELINHAS:
A mostra reúne pintura, cerâmica, desenho, fotografia, livro de artista, arte têxtil e objetos que articulam diferentes materiais. Nessa coletiva, os visitantes são convidados a seguir os fios da memória e das diferentes formas, “percorrendo caminhos onde o que importa nem sempre é o que se vê, mas o que pulsa nos intervalos”, como afirma Zavadil.
A exposição apresenta três eixos que sustentam a travessia poética: linha de memória, que evoca a escrita e os fios invisíveis, costurando lembranças, tramas, afetos e histórias; gestos, com o corpo que escreve, fala, age, além da performance da escrita ou do fazer artístico; e a matéria, onde suporte físico – corpo, papel, tecido, espaço – representa aquilo que é palpável. Enquanto, atravessamentos poéticos sugere um cruzamento dinâmico entre tempos, corpos, histórias e linguagens.
A coletiva está disponível de 1º a 30 de agosto, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30, na Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis).
Artistas convidados:
Alexandra Eckert; Christy Schmitt; Cleci A. Serpa; Edson Possamai; Esther Bianco; Evenir Comerlato; Fátima Pinto; Giuliani; Griseldes Vieira; Inez Pagnoncelli; Isabel Ferreira; Isa Dóris Teixeira de Macedo; Ivone Rabelo; Jane Maria; Jussara Moreira; Lisi Wendel; Mara Castilhos; Maria Cristina; Marinelsa Geyer; Mylène d’Huyer; Noely Luft; Patricia Schneider; Regene Rocha; Roseli Biazus; Susie Prunes; Yas Almeida.
SERVIÇO | Exposição coletiva “ENTRELINHAS”, com curadoria de Ana Zavadil, na Gravura Galeria de Arte
Visitação: de 1º/08/2025 a 30/08/2025
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS
Entrada franca
Mais informações: (51) 3333-1946 | WhatsApp (51) 99718-9258 ou (51) 99666-3972
Instagram: Gravura Galeria de Arte