O Fermenta, da Ambev, está com inscrições abertas até 11 de julho e busca novas propostas para gerar impacto em todo o Brasil

 

O Fermenta 2025 está com inscrições abertas e em busca de projetos que façam a diferença no ecossistema cervejeiro por todo o Brasil. Criada há dois anos, a iniciativa, que está em sua 4ª edição e integra a agenda de inclusão produtiva da Ambev, já contemplou quinze projetos, investindo mais de 530 mil reais e impactando, direta e indiretamente, mais de 20 mil pessoas. Nas últimas edições, os projetos vencedores se enquadraram nos parâmetros de crescimento contínuo do ecossistema, por meio de produção de conteúdos variados.

 

Um dos destaques de 2024 foi o podcast “Beber História: Como e Quando o Brasil se Apaixonou pela Cerveja”, idealizado pelo grupo Comer História, formado pelos historiadores e doutores, Ana Carolina Viotti, Gabriel Gurian e Rafael Gonçalves. Em oito episódios, o projeto convidou o público a uma viagem no tempo pela história da cerveja no Brasil, com foco especial no século XX, abordando desde sabores e ingredientes até personagens icônicos.

 

“Traduzir nossas pesquisas para o formato de podcast, a partir do levantamento de documentos pouco manuseados, alguns até inéditos, por historiadores e outros que se aventuraram pela história da cerveja no Brasil, de uma forma até então nova para nós, foi muito gratificante e de muito aprendizado”, conta o grupo. O projeto, ficou entre os cinco finalistas, e na visão do grupo, se tornou uma uma amostra bem-sucedida de alguns pontos, que pode suscitar iniciativas afins no futuro, como a divulgação científica em Ciências Humanas feita com rigor, sem perder o público de vista.

 

O Brasil ama a cerveja — ela faz parte da cultura, conecta as pessoas e ajuda a contar histórias, dos momentos de celebração às conversas despretensiosas nas mesas de bar. Nada mais justo, portanto, do que narrar essa história em áudio, valorizando a conexão que a bebida cria entre os brasileiros. Segundo o grupo Comer História, “O fato de a especificidade da pauta ter alcançado tanto pessoas mais interessadas em cerveja do que propriamente em história, nos permitiu apresentar a elas um outro olhar sobre esse elemento do nosso cotidiano que também pode ser o fio condutor de muitas histórias com abrangência e significados importantes”

 

Na edição de 2025, o Fermenta busca projetos que, além de valorizar a cultura cervejeira, promovam o consumo responsável, com foco na aceleração e no crescimento contínuo do ecossistema cervejeiro, seja por meio da capacitação de pessoas ou organizações, em diversos formatos.

 

As inscrições ficam abertas até dia 11 de julho, às 18h, e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Prosas https://prosas.com.br/apps/registrations/sign-up-by-widget/15743. O programa é aberto a Pessoas Jurídicas com ou sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEI) e Grupos ou Coletivos (representados por um MEI). Para consultar o regulamento completo e entender todos os critérios de seleção, basta consultar o Edital Fermenta – 4ª Edição.