Pop Center apresenta índice de fechamento de lojas inferior à média estadual no pós-pandemia

Enquanto 44% das micro e pequenas empresas fecharam no RS, centro de compras teve índice de apenas 20,37% no mesmo período.

 

A pandemia representou um período de grandes perdas para o setor de comércio, especialmente para micro e pequenos empreendedores. De acordo com dados do Sebrae, 44% dessas empresas encerraram suas atividades no Rio Grande do Sul após o período mais crítico da crise sanitária. No entanto, o Pop Center — centro popular de compras localizado no centro de Porto Alegre — conseguiu manter a maioria de seus lojistas em operação, com índice de fechamento de 20,37%.

 

Para Elaine Deboni, CEO do Pop Center, os números refletem um modelo de gestão voltado à inclusão produtiva e ao suporte real aos empreendedores. “Enquanto muitos perderam seus negócios, aqui nós conseguimos preservar a dignidade e o sustento de centenas de famílias. Investimos em estrutura, formalização e apoio constante, com escuta ativa dos lojistas e medidas que facilitaram a permanência deles no mercado. O mesmo pode ser dito para termos juntos superado as enchentes, que atingiram nosso estado no ano passado.”

 

Hoje, com cerca de 600 lojas ativas, o Pop Center é também uma vitrine da resistência empreendedora da capital. O centro comercial não apenas oferece estrutura acessível para os lojistas, como também fomenta o consumo popular com produtos de preço justo, movimentando o centro histórico da cidade.

 

“Nossa missão vai além de alugar boxes. Nós acolhemos sonhos, incentivamos a formalização e criamos oportunidades para que negócios cresçam com segurança e apoio. O dado sobre as nossas lojas que permaneceram abertas, mesmo com as adversidades, evidencia o quanto nosso compromisso com o pequeno empreendedor faz diferença real”, completa Elaine.

 

O Pop Center adota constantemente políticas de incentivo à formalização, mesmo antes da pandemia e também da enchente — medida que se mostrou fundamental para garantir acesso a créditos e à retomada de lojistas. Atualmente, mais de 90% dos comerciantes do centro comercial estão formalizados.

 

Sobre o Pop Center

O Centro Popular de Compras de Porto Alegre – Pop Center é um shopping popular construído por meio de uma parceria público-privada, contando com cerca de 600 lojas ocupadas e 200 disponíveis para locação, em 20 mil metros quadrados de área comercial. Localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 235, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Pop Center está em atividade desde fevereiro de 2009 e foi desenvolvido para formalizar e impulsionar o crescimento dos antigos camelôs, hoje comerciantes regularizados.