No Dia nacional da coxinha, Loucos por Coxinha celebra 11 anos de história e mostra como o quitute virou uma marca de sucesso no franchising brasileiro

 

A coxinha, um dos maiores símbolos da gastronomia popular brasileira, ganha destaque especial no dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Coxinha. Mais do que um salgado querido nos quatro cantos do país, a iguaria também se tornou um exemplo de como a cultura alimentar pode ser transformada em oportunidade de negócio — e a trajetória da Loucos por Coxinha é a prova viva disso.

 

Fundada em 2014, em Natal, a Loucos por Coxinha nasceu da vontade de democratizar o acesso a um produto que já era amado por todos, mas que ainda carecia de um modelo de venda escalável, acessível e inovador. Apostando em caixas de mini coxinhas vendidas de forma prática e atrativa, a rede conquistou rapidamente o público e transformou a simplicidade da receita em uma operação de sucesso no franchising. Hoje, a marca celebra seus 11 anos de história com quase uma centena de unidades espalhadas pelo Brasil e reconhecimentos importantes, como a conquista do Selo de Excelência em Franchising da ABF por seis anos consecutivos.

 

A história da coxinha remonta ao século XIX e, segundo registros populares, teria surgido na cozinha de uma família nobre paulista, como uma adaptação de última hora para agradar o filho da princesa Isabel. Da aristocracia para as ruas, a receita se popularizou, ganhando versões e recheios diversos, mas sem nunca perder sua essência: crocância por fora, cremosidade por dentro e a capacidade de reunir pessoas em torno de uma boa conversa.

 

Em mais de uma década, a Loucos por Coxinha soube traduzir essa paixão em modelo de negócio, unindo tradição e inovação. “A coxinha é quase patrimônio cultural brasileiro. A nossa missão sempre foi levar essa paixão para todo o país, de uma forma simples, acessível e lucrativa para quem empreende”, explica Pablo Farias, CEO da rede.

 

Para marcar a data, a rede preparou uma série de ações especiais em suas unidades. Entre elas, estão promoções exclusivas, brindes para clientes e campanhas digitais celebrando a trajetória da marca e a história do quitute mais amado do Brasil.

 

Em um mercado de alimentação que cresce a passos largos, a Loucos por Coxinha se consolida como um exemplo de como entender o comportamento do consumidor pode abrir espaço para negócios sólidos e de grande identificação popular.

 

Mais do que celebrar uma data, a marca reforça seu compromisso de continuar inovando, expandindo e levando a coxinha — e o sonho de empreender — cada vez mais longe.

 

Sobre a Loucos por Coxinha

 

Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em mini Coxinhas, Churros e Kibe de alta qualidade. A marca adota 04 (Quatro) modelos de negócio testado e aprovado, que está em plena expansão. Com sua excelência na cadeia de produção, logística e gestão da rede e com foco em proporcionar uma experiência única aos clientes, a Loucos por Coxinha atrai franqueados em diversas regiões do Brasil, consolidando sua presença no mercado, chegando a 12 estados e 58 cidades.