
Com o apoio do Fort Atacadista, apresentações do Grupo UEBA e da Cia Teatro Lumbra integram o Projeto Arte no Moinho e serão realizadas neste final de semana.
O Projeto Arte no Moinho terá mais uma edição gratuita neste final de semana. Desta vez, a iniciativa une o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, e a Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre, com apresentações nos dias 15 e 16 de março, às 17h, no Centro Cultural Moinhos, em Caxias do Sul.
A iniciativa cultural conta com o apoio do Fort Atacadista, empresa do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas do País. “Estamos presentes no Rio Grande do Sul há quase dois anos e apoiar a cultura faz parte de nosso DNA. Assim, também estamos mais próximos da comunidade e levamos arte não só para nossos clientes, mas para a população em geral”, destaca Simone Cotta, head de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.
O Projeto Arte no Moinho é realizado durante cinco finais de semana, mesclando exibições de peças do repertório do Grupo Ueba aos sábados e do grupo teatral convidado aos domingos. Essa é o segundo final de semana com apresentações do projeto. Em fevereiro, o Grupo Ueba recebeu o Grupo de Pernas para o Ar, de Canoas. A iniciativa é uma realização do Grupo Ueba e do Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC Pró-Cultura RS) e patrocínio do Fort Atacadista, Central de Rações e Redemac Docasa.
No sábado, 15 de março, o Grupo UEBA apresenta O Cavaleiro e o Dragão do Tempo – lançado em 2024 para celebrar os 20 anos de estrada da trupe. E, no domingo (16), a Cia Teatro Lumbra apresenta a peça Criaturas da Literatura, que traz cenas de teatro de sombras com enredos livremente inspirados em histórias clássicas da literatura universal como Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe.
A porto-alegrense Cia Teatro Lumbra é referência no teatro de sombras na América Latina, com prêmios, circulações, projetos artísticos e pedagógicos. Fundada em 2000, cria, investiga, produz e difunde conteúdos educativos, espetáculos e filmes. Tem obras encenadas nos principais festivais e projetos de teatro no Brasil e no exterior. Realiza vivências, experiências e assessorias que unem diferentes linhas do conhecimento transversal com as artes da cena.
Intercâmbio de conhecimentos, experiências e formatos
Aproveitando a visita do grupo convidado, o projeto Arte no Moinho prevê, em turno inverso, um encontro cultural de pesquisa, oportunidade para as duas companhias teatrais, Ueba e convidada, trocar experiências, debater e dialogar, propor exercícios cênicos, experimentar novas vivências, desenvolver outras possibilidades artísticas e trocar conhecimento. A intenção é que cada grupo saia impactado e com novas ideias para continuar suas atividades. Ao final, será produzido um dossiê dos encontros, que serão conduzidos pelo pesquisador Márcio Silveira.
Os fundadores do Grupo Ueba, Aline Zilli e Jonas Piccoli, destacam que o projeto surgiu da vontade de intercambiar com outros grupos. Por isso a escolha de cinco companhias teatrais com diferentes linguagens e de regiões diversas do Estado, para, além de ofertar as apresentações artísticas para a comunidade de Caxias do Sul, também enriquecer os trabalhos de pesquisa, aprofundar novas técnicas e aprimorar conhecimentos. “Esse é o ponto de partida dessa ideia. É um projeto que, além das apresentações que impactam diretamente no público, também busca contribuir para a atualização e o futuro do teatro. Acreditamos que esses aprendizados e essas trocas entre os grupos irão reverberar em novas produções e em outros aprimoramentos”, afirmam.
SINOPSE DE O CAVALEIRO E O DRAGÃO DO TEMPO – GRUPO UEBA
A peça O Cavaleiro e o Dragão do Tempo apresenta uma trupe de circo-teatro em uma missão única: contar a incrível jornada de um cavaleiro determinado a derrotar Chronos, o temível Dragão do Tempo. Repleto de coragem, o cavaleiro embarca em uma aventura épica que promete surpreender tanto ele quanto o público a cada passo. Com um tom leve e divertido, o espetáculo utiliza formas animadas e bonecos para contar essa história, proporcionando uma experiência que instiga reflexões através do riso.
SINOPSE DE CRIATURAS DA LITERATURA – CIA TEATRO LUMBRA
Criaturas da Literatura traz cenas de teatro de sombras com enredos livremente inspirados em histórias clássicas da literatura universal. Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe em um espetáculo para todos os públicos – a dramaturgia inclui poucas falas onde cada história surpreende pela poética visual e emocional, apresentando algumas das personagens mais queridas da literatura universal. Essas obras clássicas convidam a imaginar um mundo de fantasias onde a curiosidade e as memórias acolhem o sensível de cada um. Criaturas para assistir, ouvir e sentir.
SERVIÇO
O QUÊ: Projeto Arte no Moinho
PROGRAMAÇÃO:
15 de março, às 17h – O Cavaleiro e o Dragão do Tempo/Grupo Ueba
16 de março, às 17h – Criaturas da Literatura/Cia Teatro Lumbra (convidado de Porto Alegre)
LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita
REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata
FINANCIAMENTO: Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC Pró-Cultura RS)
PATROCÍNIO: Fort Atacadista, Central de Rações e Redemac Docasa
INFORMAÇÕES: site do Grupo Ueba e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata
*Em caso de chuva, os espetáculos poderão sofrer alterações.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 140 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 66 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens Pera Turismo e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,35 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
Sobre o Grupo UEBA Produtos Notáveis
Fundado há 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba Produtos Notáveis é reconhecido pelas produções teatrais inovadoras, com contribuição significativa para a cena cultural da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Além do destaque reconhecido e premiado no teatro, com peças de produção autoral que já circularam por todas as regiões do Brasil e também em outros países, o grupo tem incursão na literatura e no cinema. Há 10 anos, o Grupo Ueba ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata, um edifício histórico do patrimônio cultural de Caxias do Sul que foi tombado e revitalizado, combinando tradição e modernidade em meio à natureza e próximo da área urbana. O espaço permanece aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h, contando com cafeteria, biblioteca infantil e infantojuvenil, área de jogos de tabuleiro, sala de exposição, espaço garden com área pet friendly, acessibilidade e inclusividade, além, é claro, do tradicional espaço destinado às artes cênicas.