Localizado em Atibaia, parque temático prevê ser uma extensão de atividades de sala de aula ao estimular habilidades de forma lúdica e divertida

 

Divertir e educar. Esse é o princípio do novo Sítio do Pica Pau Amarelo, o parque temático baseado no histórico e cultural universo criado pelo escritor Monteiro Lobato. As atrações aplicam a metodologia que ficou popularmente conhecida no Brasil como “edutenimento”, que utiliza o entretenimento como ferramenta para promover o aprendizado.

 

“Entendemos que entretenimento pode e deve ser usado como recurso para aumentar o interesse das crianças e engajá-las ainda mais no processo de aprendizagem. Buscamos elementos visuais e obras que estão muito presentes nas escolas. Permitir que os estudantes, quando visitarem o sítio, identifiquem personagens, histórias, e possam ativar a memória do que foi apreendido em sala de aula. Em forma de diversão, é claro”, afirma César Leonel, diretor da Forma Conhecer, que opera projetos pedagógicos e será responsável pelo Sítio.

 

Edutenimento: das salas de aula para o parque temático

 

O parque temático será dividido em estações, cada uma representando cenários e histórias em torno da obra do Sítio de Monteiro Lobato. Alguns exemplos de atividades que estimulam o desenvolvimento infantil e incentivam habilidades de forma lúdica e divertida:

 

O Teatro Reino das Águas Claras será palco para alguns espetáculos incríveis, como Onde Tudo Começou, uma superprodução baseada na obra Reinações de Narizinho, onde a história torna-se realidade; e a Reforma da Natureza, mesmo título da obra, que contará o dia em que a Emília mudou toda a natureza. Nesses espetáculos, os estudantes irão vivenciar obras literárias brasileiras, formação do leitor literário, interpretação, imaginação e repertório.

 

– Gruta da Cuca

 

Na Gruta da Cuca, os visitantes participação de uma atividade em que precisam ajudar a Narizinho a voltar ao normal, depois de ter sido transformada em pedra pela temida bruxa com corpo de jacaré. Para isso, precisarão desvendar os segredos de como entrar na gruta e convencer a bruxa a reverter o feitiço.Nesta atividade, as crianças exercitarão habilidades socioemocionais, trabalho em equipe, argumentação, além, é claro, de coragem para entrar na Gruta.

 

No Laboratório das Invencionices, o anfitrião Visconde de Sabugosa, do alto de sua sabedoria e inteligência, pedirá ajuda aos visitantes, que terão que colocar a mão na massa para ajudá-lo a solucionar um problema. Essa atividade remete aos temas: conhecimento científico, conceitos fundamentais das ciências da natureza, ciências da natureza, investigação científica, letramento científico, experiência e mão na massa!

 

Já na atração Travessuras do Saci, os visitantes irão conhecer as histórias do moleque travesso. O Tio Barnabé, cansado das peripécias que o saci-pererê vive aprontando no Sítio, convocará a todos para a missão de encontrá-lo e convencê-lo a se tornar um bom garoto! Será que vai dar certo? Aqui os estudantes irão poder vivenciar o diálogo, a empatia, a cooperação, a argumentação e a comunicação.

 

– Laboratório das Invencionices

 

Haverá ainda diversas outras atrações que serão detalhadas em breve, como as Aventuras do Pedrinho, a Torre do Petróleo, o Casarão da Dona Benta, e claro, não poderia faltar o Restaurante da Tia Nastácia.

 

O Sítio do Pica Pau Amarelo abrirá de terças às sextas exclusivamente para grupos escolares.

 

O novo Sítio do Pica Pau Amarelo, único oficial e licenciado, será operado pelo Grupo Forma, maior operadora especializada em turismo estudantil da América Latina, a partir de um acordo de licenciamento junto às Organizações Globo e à família Monteiro Lobato. O parque temático terá mais de 25 mil m² em Atibaia. A previsão é de iniciar a operação com escolas em março de 2025.

 

Sobre o Grupo Forma

 

O Grupo Forma é a maior referência em turismo estudantil na América Latina, oferecendo uma ampla gama de experiências que vão desde saídas pedagógicas até viagens de formatura e atrações de lazer. Conhecida por organizar as emblemáticas viagens de formatura do 3° ano em Porto Seguro e do 9° ano nos principais resorts do Brasil, a Forma também se destaca em viagens educacionais e pedagógicas através do Conhecer, com exclusividade em experiências únicas, como a visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções e a construção licenciada do Sítio do Picapau Amarelo. Além disso, o Grupo Forma é responsável por operar intercâmbios e viagens internacionais para grupos de menores desacompanhados.