Mercado de artigos para festas deve crescer 9% em volume de vendas no varejo e 15,1% em produção local; influência digital continua forte
O setor de decoração de Natal se prepara para um crescimento significativo em 2024, impulsionado pelo aumento da demanda por produtos que aliam tradição e inovação, e atendem a um consumidor cada vez mais exigente. A ABCasa, entidade representativa dos setores de artigos para casa, festas e presentes, aposta em um Natal que celebra as tradições, mas com um toque de sofisticação, tecnologia e sustentabilidade.
De acordo com as projeções do IEMI – Inteligência de Mercado, este ano o segmento de artigos para festas deve crescer 9% em volume de vendas no varejo e 15,1% em produção local. No ano passado, a indústria de artigos para festas empregou diretamente mais 82 mil pessoas. Para 2024, estima-se que empregue mais de 88,7 mil, um crescimento de 7,9% na variação anual.
Em importações, a projeção é de crescimento de mais de 12,2% este ano, com as exportações estáveis. Em 2023, as exportações somaram US$ 18 milhões.
“Nos últimos anos, há uma demanda crescente por produtos que oferecem um toque de exclusividade e personalização, com consumidores buscando decorações de alta qualidade, experiências diferenciadas e um forte apelo visual’, Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.
A ABCasa é responsável pela organização das duas maiores do segmento no país, a ABCasa Fair e a Celebra. Cincinato acredita que o impacto das redes sociais, que influencia diretamente as tendências e motiva os consumidores a renovarem suas decorações a cada ano, é um dos motores desse crescimento do mercado natalino.
A opinião do executivo é corroborada por Inacir Perin, diretor comercial da Iracema Collections: “O desejo de transformar o ambiente e celebrar com estilo vem aumentando, e as redes sociais, por meio de novas ideias e compartilhamento de experiências, criam um movimento em que o público se sente motivado a renove suas decorações a cada ano”.
Outro aspecto relevante, segundo o diretor comercial, é a combinação de elementos globais com o toque brasileiro, essencial para diferenciar o mercado nacional e atrair o público. O consumidor deseja se conectar com o que há de mais moderno no mercado internacional, mas sem perder a essência de celebrações que valorizam a cultura e o acolhimento brasileiro”.
Acompanhando esse movimento, estilos minimalistas e cores naturais como champanhe, cobre e branco estão em alta, refletindo um público cada vez mais consciente e atento ao impacto de suas escolhas.
Sustentabilidade e tecnologia dominam as tendências de 2024
Marcelo Paulino de Oliveira, diretor geral da MP3 Importação e Distribuição, observa que a demanda por decorações inovadoras que mesclam tecnologia e sustentabilidade está ganhando força. Produtos com lâmpadas LED RGB programáveis, decorações mecatrônicas e itens feitos com materiais reciclados ou bambu estão entre os favoritos deste ano.
“As decorações de Natal precisam proporcionar experiências memoráveis e interativas. A tecnologia está se tornando um diferencial competitivo, ao mesmo tempo em que os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas”, destaca Paulino. Além disso, ele menciona o papel das decorações em espaços públicos como shoppings e praças, que se tornam verdadeiros pontos de atração para o comércio local.
Em 2024, o setor também se beneficiará de um contexto econômico mais positivo e da recuperação do mercado de consumo pós-pandemia. A gerente de marketing da Mabruk Importação, Renata Luiza, compartilha uma visão otimista para o futuro do mercado natalino: “Observamos um envolvimento crescente dos consumidores em renovar suas decorações, impulsionado pelo desejo de tornar as celebrações mais grandiosas e acolhedoras. O ato de decorar se transformou em uma verdadeira experiência, com clientes cada vez mais informados e exigentes, motivados pela possibilidade de surpreender amigos e familiares”.
Sobre a ABCasa
A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa) é a principal entidade representativa do setor no Brasil. Fundada em 2016, a ABCasa tem mais de 650 associados e trabalha ativamente para promover o desenvolvimento e a maturação do mercado de artigos para casa no país, organizando eventos de negócios e oferecendo conteúdo especializado para os profissionais do setor.
Com uma visão de fortalecer as relações comerciais entre empresas nacionais e internacionais, a ABCasa se consolida como uma plataforma essencial para o crescimento do mercado de artigos para casa e decoração no Brasil.