A edição premiou projeto de reaproveitamento de jeans com impacto social e ambiental

 

Cem participantes, 13 equipes e três dias de imersão marcaram a 14ª edição do Startup Weekend Caxias do Sul. Realizada entre os dias 6 e 8 de junho, na Conexo, a iniciativa global voltada ao empreendedorismo teve como foco a sustentabilidade e resultou na criação de soluções com impacto ambiental e social.

 

Durante as 54 horas do evento, os participantes passaram por todas as etapas do desenvolvimento de uma startup: validação do problema, definição do modelo de negócio, prototipação da solução e apresentação final no formato pitch. Ao contrário de eventos tradicionais baseados em palestras, o Startup Weekend propõe uma experiência prática e intensiva, em que as ideias são colocadas em execução desde o primeiro dia.

 

Muitos dos participantes vivenciaram esse formato pela primeira vez, experimentando os desafios reais da criação coletiva. De acordo com Lucas Borges, participante da edição, a experiência evidenciou a importância da colaboração no processo de criação. “Trabalhar em equipe desse jeito te mostra que não dá pra fazer nada sozinho. A colaboração humana é essencial em qualquer âmbito do nosso dia a dia”, relatou.

 

A estrutura contou com o suporte de 15 mentores, 15 organizadores e três jurados, com experiência em áreas como inovação, tecnologia, meio ambiente e gestão. Além de estimular o empreendedorismo de impacto, o evento teve uma preocupação ambiental direta: 7 toneladas de CO₂ foram neutralizadas ao longo de toda a preparação do evento, incluindo as reuniões que iniciaram em 2024 até o deslocamento dos participantes durante o evento.

 

A sustentabilidade, tema do evento, tem se tornado uma preocupação cada vez maior nas empresas e no dia a dia, influenciando decisões de consumo, modelos de negócio e políticas internas. Mais do que uma tendência, ela representa um novo modo de pensar o desenvolvimento, com foco em soluções que gerem valor sem esgotar recursos naturais.

 

Segundo Paula De Marco, uma das organizadoras, o tema vai além de apenas lidar com resíduos ou construir soluções no digital. “É repensar o modo de vida, sabendo que estamos construindo o futuro das próximas gerações”, afirmou.

 

As ideias premiadas

 

Entre os destaques do evento, a equipe SW JEANS conquistou o primeiro lugar com uma proposta que une impacto social e viabilidade de mercado. A solução prevê o reaproveitamento de jeans doados para a confecção de novos produtos, com a costura realizada por mulheres acolhidas por organizações não-governamentais (ONGs) que atuam no enfrentamento da violência doméstica.

 

A iniciativa foi avaliada como sólida e sensível pelos jurados. “Foi um projeto que equilibrou muito bem três dimensões: impacto social, sustentabilidade e viabilidade econômica”, avaliou Matheus Bertolini Sonda, diretor da Plasmosul e vice-presidente do Sindicato Patronal das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). A integrante da equipe vencedora, Carol Padilha, destacou o interesse de levar a solução adiante, já em busca de novas parcerias com organizações sociais.

 

O segundo lugar ficou com a equipe GUIDIA, que propôs a conversão de manuais técnicos em visualização 3D interativas. Em terceiro, a ReciclApp, que apresentou uma plataforma de troca de embalagens de alumínio por pontos e benefícios, incentivando o descarte consciente. A menção honrosa foi concedida à equipe URBANFIX.

 

Próxima edição já tem data e tema definidos

 

A próxima edição do Startup Weekend Caxias do Sul já está confirmada para os dias 03, 04 e 05 de julho de 2026. A vertical escolhida será “Maker”, com foco no desenvolvimento de soluções físicas e protótipos tangíveis.

 

Segundo os organizadores, Fabiano Zamboni e Gustavo Furlan, a escolha pela temática nasceu da vontade de fomentar o fazer na prática. “A gente acredita que as coisas são mais legais quando tu tá fazendo. Ver isso acontecer ali, na hora, é o que motiva a gente a seguir organizando”, explica Fabiano. A organização já articula um cronograma de eventos preparatórios ao longo do próximo ano, voltados a fomentar o espírito “maker” e atrair novas parcerias.

 

Em 2025, a 14° edição foi apoiada pelas empresas Malta, Bravo, Conexo, Google for Startups, Inconnect, Go Daddy Registry, Grendene, Synape, Tua Rádio São Francisco, Rádio Mais Nova, Uncore, BAH, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), New Futures, Will Bier&Music, Obra, Sala de Fotografia, Django Girls, PyCaxias, Livraria Rossi, Prefeitura de Caxias do Sul, Trino Polo, Don Giácomo, Marcon Pizzaria, Brex, Metadados, Sebrae Startups, Químea, APQ, Ácido Criativo, Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCS Inova, Instituto Hélice, Grupo Recicla, Simplás, Supravel, Sicredi Pioneira, Roni Chaves, Inova, MV Plásticos, Intercity Caxias do Sul, Dinâmica Conteúdo Inteligente, Conexo, Red Bull, Encanto Laser, SENAC, Fortaleza, Uniftec, Gênese Inovação, Farofa Consultoria, Pipoca Serviços, Elos Hub de Inovação, RV, Di Tommaso & Premaor Advocacia, Quintal da Salsa, Fisiohub, Digiálogos, Caminho Rede de Ensino e Martinazzo.

 

Sobre o Startup Weekend

 

O Startup Weekend é um evento global da Techstars, realizado em Caxias do Sul desde 2015. Ao longo das edições, já mobilizou mais de mil participantes, cem mentores e dezenas de voluntários. Durante três dias intensivos, pessoas com diferentes perfis e experiências se unem para criar modelos de negócio a partir de ideias inovadoras. O evento não tem fins lucrativos e depende de patrocinadores e apoiadores para acontecer. Instagram: @swcaxiasdosul E-mail para contato: techstarscaxiasdosul@gmail.com.