Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam que o segmento do luxo, responsável por cerca de 15% do faturamento total do mercado de viagens em 2023, deve aumentar sua participação no cenário nacional em 2025.

 

Já a International Luxury Travel Market (ILTM) Latin America destaca que o país com seu vasto potencial natural e cultural, é um dos principais destinos para viajantes em busca de experiências autênticas. No plano internacional, a Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que o mercado de viagens de alto padrão cresça 6,8% ao ano até 2027. O Brasil está alinhado a essa tendência, principalmente pelo fortalecimento da oferta de voos diretos entre as grandes capitais mundiais e destinos brasileiros.

 

Enquanto isso o turismo corporativo no Brasil comemora o encerramento de 2024 com números expressivos: de acordo com o último levantamento do setor feito em outubro pela FecomercioSP, em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o faturamento alcançou os R$130 bilhões. No acumulado do ano e comparado com o resultado no mesmo período em 2023, o crescimento foi de 5,3%, sendo o maior percentual da série histórica iniciada em 2011.

 

Em Gramado e Canela não existe um levantamento oficial sobre números e de quanto representa para as duas cidades o fluxo de turistas dos segmentos luxo e corporativo.