Uma fábrica com capacidade para produzir 80 mil litros de cerveja por mês; uma marca que tem como símbolos a leveza e a prosperidade, assim como a força e a coragem da libélula; uma cervejaria que explora com originalidade cada vez mais a fundo as suas possibilidades, transformando sensações em bebida. Uma indústria que faz da defesa da igualdade de gênero uma de suas causas centrais. Essa é a Dádiva.

 

Inovação como princípio

 

Desde sua inauguração, há onze anos, a Dádiva se dedica a colocar no mercado bebidas que ampliem os horizontes da produção artesanal. Aposta em constante renovação — na seleção criteriosa de ingredientes de procedência confiável, na escolha de marcas parceiras, colaboradores e fornecedores alinhados aos seus valores, na elaboração de receitas e rótulos que fujam do óbvio, na adoção de técnicas complexas de produção e na maneira como se posiciona.

 

Cada criação parte de uma inspiração sensível. O objetivo é que cada rótulo carregue um estado emocional, uma presença. Exemplo disso é a Hello, Sunshine, uma cerveja sem álcool que traduz leveza, manhãs ensolaradas e a liberdade de brindar sem restrição de horário.

 

A marca evita caminhos fáceis. Está sempre em busca do inesperado — seja no conteúdo, seja na forma. Isso se expressa nos rótulos e nas receitas. Há um cuidado constante em alinhar processos, pessoas e propósitos de maneira coerente.

 

Liderança e igualdade de gênero

 

À frente da cervejaria está Luiza Lugli Tolosa — fundadora, administradora de empresas pela USP e especialista pelo Instituto da Cerveja Brasil. Reconhecida como uma das principais vozes femininas do setor, Luiza se destaca como liderança ativa na transformação da cena cervejeira brasileira, trazendo para o centro do debate temas como inclusão, inovação e empreendedorismo.

 

A igualdade de gênero é um compromisso real e presente no dia a dia da Dádiva. A empresa mantém paridade no quadro de funcionários, com mulheres atuando tanto na produção quanto em cargos de gestão. Também realiza campanhas voltadas à liberdade e aos direitos das mulheres. Em março de 2024, lançou a iniciativa “Criado por ELAS, Liderado por ELAS”, reunindo 28 cervejarias brasileiras fundadas e lideradas por mulheres, com o objetivo de destacar a presença e o protagonismo feminino no setor.

 

Reconhecimento e portfólio fixo

 

Com quase 300 rótulos lançados, a Dádiva foi eleita a melhor cervejaria do Brasil pelo RateBeer em 2019 e 2020. Sua Dark Sour também foi eleita a melhor cerveja do Concurso Brasileiro de Cervejas em 2018. Mas, mais do que prêmios, a marca busca criar experiências.

 

Entre os rótulos que compõem o portfólio fixo da marca, destacam-se a Pink Lemonade, uma Berliner Weisse com amora, framboesa e limão, leve, ácida e refrescante; e a Venice Beach, uma Session IPA clara e seca, com notas cítricas e amargor equilibrado.

 

Mantém ainda uma linha vegana certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), com rótulos como a Golden Ale sem álcool, de coloração dourada límpida, corpo médio-baixo e aromas frutados, e uma IPA sem glúten, clara, aromática e com amargor moderado.

 

Criações autorais e sazonais

 

A criatividade se revela também nos detalhes. A Dádiva já apostou no uso de madeiras brasileiras antes associadas à produção de cachaças, e em adjuntos pouco convencionais, como nas cervejas da linha pontual TRUE, que explorou diferentes tostas de coco em uma RIS, e baunilhas de origens diversas — Bourbon, Tahiti e Cerrado brasileiro — em outra. Também lançou, de forma sazonal, um projeto de SMaSH IPAs com insumos 100% nacionais.

 

Algumas de suas criações também dialogam com outros territórios da gastronomia, como o do vinho. Para comemorar seu quarto aniversário, apresentou a linha Quatre — uma série limitada de quatro rótulos baseados em uma Belgian Strong Golden Ale envelhecida em barricas de diferentes vinhos.

 

Já a cerveja comemorativa de dez anos reforça essa mesma busca por complexidade e sofisticação: uma Old Style Barley Wine, lançada em edição limitada, com coloração vermelho-acobreada escura, dulçor aromático, notas de carvalho e traços animais sutis. No paladar, caramelo, banana e toffee se equilibram com o toque alcoólico e amadeirado.

 

A linha Ephemeral, também composta por rótulos sazonais, reúne Imperial Sours intensas e frutadas, como a versão com mirtilo, amora, baunilha e cacau, ou a que combina goiaba, maracujá, coco e baunilha.

 

Explorando novos territórios

 

Em 2020, a Dádiva lançou o projeto DDV&OS – Dádiva and Other Stuff, dedicado à produção de bebidas que não se enquadram como cerveja. A estreia foi com a sidra Apple & Wood, maturada por 12 meses em barril de Syrah e fermentada com Brettanomyces, levedura que confere à bebida um perfil delicado e complexo.

 

Em 2019, a marca também se aventurou fora do copo: lançou um charuto artesanal em parceria com uma fabricante nacional e criou uma cerveja intensa para harmonização — uma English Imperial Stout com baunilha, carvalho e malte defumado.

 

Parcerias e internacionalização

 

Desde o início, o trabalho com marcas ciganas faz parte do modelo de negócio da Dádiva. Além de trabalhar com marcas de cervejarias ciganas, a Dádiva também vem explorando o mundo de outras bebidas alcoólicas e das não alcoólicas também.

 

Em 2017, criou a Distribuidora Dádiva, que atua nacionalmente com foco na comercialização das bebidas da própria marca, além dos rótulos de cervejarias como a Japas e Mafiosa, fortalecendo a presença de vozes diversas e autorais dentro da cena artesanal brasileira.

 

As colaborações internacionais também fazem parte do DNA da marca. Entre elas, estão parcerias com a suíça Hoppy People (criadora da Sour People com pêssego), a dinamarquesa Amager (na linha de RIS Point of View, com goiabada e coco) e a canadense Longslice Brewery (em uma APA com coco, manga e lactose que remete a manjar branco).

 

A Dádiva já levou suas criações para além do Brasil, com passagem por importantes festivais na Europa e um histórico de exportações para países como Suécia, Dinamarca, Bélgica e França.

 

Serviço

 

Endereço: Rua Paschoal Gimene, 60 e 90, Sítio São José, Várzea Paulista, SP

Como chegar: Busque “Cervejaria Dádiva” no Waze ou Google Maps

Telefone: (11) 94316-0833

Site: cervejariadadiva.com.br

Instagram: @cervejariadadiva

Facebook: /cervejariadadiva