
Tecnologia reduz filas, agiliza o atendimento e será expandida para mais unidades no Brasil e nas Américas
A Accor, líder mundial em hospitalidade, abre caminho no setor com a implementação de uma nova tecnologia: um totem de auto check-in, para aprimorar a experiência dos hóspedes. A novidade, que já está em operação no ibis budget São Paulo Jardins e no ibis budget São Paulo Frei Caneca, promete tornar o processo de chegada mais ágil e eficiente, com uma redução média de 70 a 80% no tempo de atendimento.
O sistema permite que o hóspede realize o check-in de forma autônoma em cerca de 90 segundos. Antes da chegada, o hóspede recebe um link para preencher seus dados, enviar documentos e realizar o reconhecimento facial. No hotel, basta confirmar as informações no totem, efetuar o pagamento se necessário, e gerar a chave eletrônica do quarto, que estará pronta para o hóspede acessar imediatamente. O processo é simples e pode ser finalizado rapidamente, sem a necessidade de interações demoradas.
Embora já utilizada em outros setores, a tecnologia de autoatendimento ainda é uma novidade na hotelaria – e tem a Accor como pioneira. “A implementação do totem de auto check-in é um avanço significativo para a Accor e para a hotelaria como um todo. Estamos sempre em busca de soluções que tragam mais praticidade e agilidade para nossos hóspedes, sem abrir mão da excelência no atendimento. Abrir o caminho no setor para essa tecnologia é muito importante para nós e acreditamos que a expansão desse projeto trará benefícios ainda maiores para nossos clientes, colaboradores e para a evolução da hotelaria como um todo” afirma Marcelo Salomão, SVP de Tecnologia Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.
Desenvolvida em parceria com empresas especializadas em soluções tecnológicas TAG EXPRESS e GRUPO LINE, além do apoio dos parceiros homologados Fiserv, Assa Abloy e Onity, a plataforma de autoatendimento segue os mais altos padrões internacionais de segurança da informação. Todo o sistema foi projetado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), garantindo o tratamento seguro, ético e transparente dos dados pessoais dos hóspedes. O recurso de reconhecimento facial, utilizado exclusivamente para validar a identidade do cliente no momento do check-in, acrescenta uma camada extra de segurança à operação. As informações são armazenadas com segurança em ambiente em nuvem, assegurando alta integridade dos dados e total aderência às legislações vigentes.
Segundo Olivier Hick, COO Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, a tecnologia também melhora a operação interna dos hotéis: “O sistema libera os colaboradores para oferecerem em um atendimento mais personalizado, focado nas necessidades do hóspede o que eleva a qualidade da experiência do cliente e torna a operação mais eficiente.” A gerente geral do ibis budget São Paulo Jardins, Amanda Amorim, confirma os resultados positivos: “A aceitação dos hóspedes tem sido excelente. Reduzimos significativamente as filas e conseguimos acomodar mais pessoas em menos tempo” conclui.
A Accor planeja a expansão dos totens de autoatendimento para outras unidades no país e, em médio prazo, para hotéis da rede em diferentes países das Américas. A longo prazo, a empresa pretende transformar o auto check-in em um novo padrão operacional, inclusive oferecendo a tecnologia para outros players do setor, consolidando sua liderança em inovação e eficiência na hospitalidade.
SOBRE A ACCOR
A Accor é um grupo de hospitalidade líder mundial que oferece estadias e experiências em mais de 110 países, com mais de 5.600 hotéis e resorts, 10.000 bares e restaurantes, instalações de bem-estar e espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo cerca de 45 marcas de hotéis de luxo a econômicos, bem como Lifestyle com a Ennismore. O ALL, plataforma de reservas e programa de fidelidade, incorpora a promessa da Accor durante e após a estadia no hotel, dando a seus membros acesso a experiências únicas. A Accor está focada em impulsionar ações positivas por meio da ética empresarial, turismo responsável, sustentabilidade ambiental, envolvimento da comunidade, diversidade e inclusão. A missão da Accor está refletida no propósito do Grupo: Pioneiros na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade. Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França. Incluído no índice CAC 40, o Grupo está cotado publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no Mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, acesse group.accor.com ou siga-nos no X, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.