Começam no próximo dia 21 as votações populares para o 2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia. A premiação irá contemplar 50 categorias, exaltando a qualidade e a diversidade da cozinha mineira.

 

Criado em 2023 a partir da iniciativa e dos esforços do empresário e produtor Marcelo Wanderley, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia já demonstrou sua força e representatividade logo na primeira edição. O prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as melhores iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais. Desta forma, a iniciativa contribui de inúmeras formas, alavancando o mercado, impulsionando negócios do segmento, além de atrair investimentos e reconhecendo talentos que se dedicam diariamente ao ofício. A premiação também funciona como um incentivo, estimulando toda a cadeia local e regional, contribuindo para exaltar a nossa cultura, identidade. O Prêmio Cumbucca é também uma oportunidade para acompanhar os desdobramentos deste mercado cada vez mais inventivo e dinâmico, lançando olhares sobre o diálogo entre tradição e a inovação.

 

A escolha dos vencedores envolve a participação de um júri especializado, além do público, por meio de votação popular. O time de jurados é formado por 30 convidados de diferentes áreas de atuação, e inclui jornalistas, artistas, produtores de conteúdo, formadores de opinião, além de personalidades e referências do meio gastronômico. A identidade de cada um deles será divulgada somente na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com transmissão pela Rede Minas de Televisão e pelas redes do Cumbucca.

 

Os votos dos jurados são somados aos obtidos por meio da votação popular. Os resultados são auditados pela Netexperts, garantindo a transparência e lisura necessária ao processo. A direção geral do projeto é assinada por Marcelo Wanderley e a curadoria de conteúdo é do jornalista Fábio Gomides. A curadoria do prêmio é assinada pelo jornalista Eduardo Girão e do guia, pela também jornalista Celina Aquino, repórter e colunista do Caderno Degusta, do Jornal Estado de Minas. O prêmio ainda conta com a consultoria especial de Márcia Martini. As votações populares terão início no próximo dia 21 de outubro e seguem até às 23h59 do dia 15 de novembro no site www.cumbucca.com.br

 

Novidades

 

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia é vivo e conta com atualizações constantes a cada edição. Entre as novidades para este ano estão: o surgimento de novas categorias, novo corpo de jurados e a chegada de novos curadores. Além disso, a categoria Você Decide, foi reformulada, possibilitando a descentralização do prêmio, permitindo uma maior participação de representantes do interior do estado, que serão indicados por meio de votação popular.

 

Categorias

 

A 2ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia irá celebrar os destaques do ano no segmento, avaliando ao todo 50 categorias, dentro de um vasto e rico universo formado por mais de 700 concorrentes, entre estabelecimentos e personalidades. Prezando pela diversidade e inclusão, as categorias avaliadas foram distribuídas em 7 grupos distintos, possibilitando a realização de uma premiação ampla, que considera o reconhecimento das mais variadas formas de apreciação das criações e expressões da nossa cozinha. Entre as categorias desta edição estão:

 

Copo Cheio, reunindo os prêmios de melhor Bar, Boteco, Gastrobar, Bartender, Carta de cachaça, Carta de coquetéis, Cervejaria, Estufa, Petisco, Mestre Cervejeiro e Comida de rua;

 

Mesa Farta, que irá escolher o melhor representante de cada um dos segmentos a seguir: Asiático, Carnes e Parrilla, Vegano, Cozinha autoral, Cozinha brasileira, Cozinha internacional, Cozinha mineira, Italiano, Pizzaria Variado, Chef Homem, Chef Mulher, Chef revelação, Mâitre, Sommelier;

 

Pequena Gula, que avalia os melhores de cada categoria a seguir: Brunch, Cafeteria, Doceria, Barista, Pães, Sanduíche, Sorvete e picolé;

 

Todos Votam, reunindo Novidade do ano, Delivery, Fora da rota, Coxinha e Garçom;

 

Você Decide, que terá a missão de destacar os melhores representantes nas áreas de Tropeiro, Restaurantes no interior, Enoturismo, Gole do ano e Mordida do ano;

 

Escolha da Curadoria, reunindo as categorias Cozinha Mineira Patrimônio -Edição Queijo Minas Artesanal, Cidade Gastronômica – Edição Queijos Mineiros, Prepara Gastronomia, Diversidade, Evento e Personalidade do Queijo Minas Artesanal;

 

Cumbucca de Ouro, que irá escolher uma personalidade gastronômica;

 

À exceção das duas últimas categorias, o público pode votar em todas, sendo que em algumas delas a decisão é compartilhada com corpo de jurados escolhido pelos membros do conselho do prêmio. Essas categorias foram definidas a partir de levantamento de quase 1 mil estabelecimentos e profissionais de BH e de todas as regiões mineiras. Cada uma delas conta com listagem de indicados pela curadoria, mas em todas o votante sempre pode indicar o nome que quiser.

 

O 2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio e Sebrae Minas, além de diversas instituições e empresas privadas, que entendem a contribuição da iniciativa para a manutenção e desenvolvimento do mercado e do turismo. A auditoria é realizada pela Netexperts, empresa premier partner Google e Acronis Cyber Security.

 

Guia Cumbucca

 

A noite de entrega do Prêmio Cumbucca também será marcada pelo lançamento de uma nova versão do Guia Cumbucca de Gastronomia, uma publicação anual que reúne indicações imprescindíveis de estabelecimentos em BH e na Região Metropolitana entre restaurantes, bares, cafés, docerias, lanchonetes, botecos e outras casas. O guia ainda oferece roteiros temáticos para explorar o melhor da capital mineira, além de concentrar informações estratégicas para quem pretende conhecer e desbravar a culinária mineira a partir de referências consolidadas na área.

 

Sobre a Plataforma Cumbucca

 

Uma plataforma gastronômica que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. Servimos como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.

 

Serviço:

 

2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia

 

Votação popular: de 21/10 a 15/11, pelo site www.Cumbucca.com.br/premio

 

Cerimônia de anúncio dos vencedores

 

Data: 05 de dezembro

 

Horário: 19h

 

Local: Palácio das Artes