Espaço apresenta a vida e o legado do líder farroupilha
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), representado pelo Diretor de Pesquisa e Difusão Cultural, Jeandro Garcia, marcou presença na inauguração da Exposição “Bento Gonçalves – Seu Tempo e Lugar”, realizada no Parque Histórico General Bento Gonçalves na última segunda-feira (16/09). A nova mostra foi criada para preencher uma importante lacuna na narrativa histórica do parque, oferecendo ao público uma experiência rica em conteúdo e visualidade.
“O parque há muito tempo merecia uma nova exposição. No ano passado, o MTG contribuiu com a doação da coleção de quadros realistas dos Vultos Farroupilhas, parte do projeto Vultos Riograndenses. No entanto, o local ainda carecia de uma grande exposição, algo que refletisse a grandiosidade da figura de Bento Gonçalves. Essa nova mostra preenche essa lacuna ao trazer uma narrativa completa sobre a vida e o legado de Bento, oferecendo ao público uma experiência rica tanto visualmente quanto em conteúdo histórico”, afirmou Jeandro Garcia.
O Parque Histórico está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Recentemente, todo o prédio foi restaurado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), que também foi responsável pela realização da nova exposição.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.