1ª Feira do Livro Pátio Guadix ocorrerá de 07 a 11 de agosto com espaço para livreiros, editoras, autores independentes e arrecadação de livros para escolas e instituições atingidas pelas cheias de maio

 

As enchentes de maio atingiram, direta ou indiretamente, a literatura no Estado. Bibliotecas, incluindo as de escolas, perderam exemplares, sem falar de livrarias e gráficas que foram inundadas. Pensando em auxiliar nesta retomada, a 1ª Feira do Livro Pátio Guadix ocorrerá de 07 a 11 de agosto, com livreiros, escritores, editoras e autores independentes. Com parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro e Clube dos Editores, a feira terá entrada franca e ocorrerá das 10h às 20h, na Av. Juca Batista, 1305, na capital.

 

“A feira de livros é o encontro fantástico do autor com seus leitores, um espaço sagrado de troca e encantamento. Nenhum autor escreve para si. Queremos a presença de toda a comunidade, em especial a da Zona Sul. Desejamos que esse seja um ponto de partida para mais eventos culturais acessíveis e gratuitos”, afirma o curador da Feira do Livro Pedro Paulo Graczcki, poeta, escritor Infantil e Publisher da Editora Coralina. Cerca de 10 bancas estarão expondo lançamentos e ofertando saldos de grandes títulos. Sessões de autógrafos estão previstas e, para as crianças, várias sessões de contação de histórias. São esperadas 10 mil pessoas nos cinco dias de feira.

 

Pai e filhos juntos em sessão de autógrafos

 

O jovem escritor Filipe Graczcki, de 10 anos, estará lançando “Mããããeeee cadê o meu livro”. No enredo, a história de Filipe, um menino que adora ler e que percebe que seu livro favorito desapareceu. Ele e o pai, o curador Pedro Paulo, farão juntos uma sessão de autógrafos na sexta, das 19h às 20h, e no sábado, dia 10, às 17h. A iniciativa é uma homenagem ao Dia dos Pais.

 

Arrecadação de livros e auxilio

 

A feira estará com um ponto de arrecadação de livros, novos e usados. De acordo com a Gerente Geral do Pátio Guadix, Gislaine Paim Costa, a ideia é incentivar os visitantes a levarem publicações que serão reencaminhadas para espaços de leituras e bibliotecas que perderam seus livros nas enchentes. “Entendemos que precisamos participar do processo de reconstrução. Além das doações, abrindo um espaço para os livreiros e para as editoras conseguirem fomentar vendas neste momento que sabemos é difícil para todo mundo, mas em especial para eles”, afirma Gislaine.

 

 

Diversas atrações para a família

 

Em meio aos Jogos Olímpicos e ao domingo do Dia dos Pais, a Feira do Livro terá atrações para a família inteira, reforçando o conceito do empreendimento que é tornar o Pátio Guadix o pátio da casa das pessoas.

 

Food Trucks garantirão o lanche do passeio. E para quem quiser curtir o domingo ao lado do pai, uma série de atividades especiais estará à disposição dos visitantes.

 

1ª Feira do Livro Pátio Guadix

 

De 07 a 11 de agosto

 

Entrada franca

 

Das 10h às 20h

 

Av. Juca Batista, 1305, Bairro Espírito Santo

 

Instagram: Pátio Guadix

 

Pauta: C2 Comunicação

Pedro Paulo Graczcki Crédito divulgação