Palestras com síndicos de condomínios administrados pela imobiliária estão entre as iniciativas que serão realizadas

 

No mês em que completa dois anos de funcionamento, o sistema de Vigilância Colaborativa Astro, traz uma novidade para os porto-alegrenses. Foi firmada uma parceria com o grupo imobiliário Auxiliadora Predial, que trará mais segurança para os condomínios administrados pela empresa, que aderirem à iniciativa.

 

Um sistema de segurança que reduz a criminalidade, aumenta a sensação de segurança e fortalece o espírito de comunidade. Esse é o Astro, que hoje está presente em cinco bairros que aderiram à iniciativa — Auxiliadora, Moinhos de Vento, Higienópolis, Mont´Serrat e Petrópolis. E é por esses bairros que iniciarão as instalações da câmeras de vigilância do Astro, para os condomínios administrados pela Auxiliadora Predial, que fizerem a adesão do serviço.

 

E não é só nos condomínios administrados pela empresa, as próprias agências da imobiliária passarão a contar com o sistema de segurança. “Quando fechamos a parceria, já colocamos um equipamento na nossa agência do bairro Petrópolis. Temos ainda a ideia de ampliar a instalação do sistema nas nossas principais agências da capital”, conta a analista de Comunicação de Produto da Auxiliadora Predial, Bruna Beatrice.

 

Este equipamento não serve apenas para a segurança dos funcionários da agência, mas também para a população em geral que circula pela rua Cel. Lucas de Oliveira. Como foi o caso de uma situação que ocorreu envolvendo o acidente entre um carro e uma moto. O motorista do carro fugiu do local e o motociclista pode fazer um registro da ocorrência por meio de um QRCode localizado na placa de identificação do equipamento, que leva o usuário para um link ativo — um aplicativo que funciona via navegador de internet, sem a necessidade de download.

 

Atualmente, a Auxiliadora Predial é a única administradora com essa parceria, mas a Vigilância Colaborativa já conta com a adesão de 40 condomínios que colaboram com as câmeras do Astro instaladas nos bairros. “A partir de abril, e durante todo o ano, faremos encontros e palestras com os síndicos dos condomínios administrados pela empresa para apresentar e divulgar o funcionamento do sistema, os valores — que são diferenciados —, além de mostrar a importância e a diferença que traz para a segurança dos moradores e ainda a valorização patrimonial gerada”, explica Bruna.

 

No momento, o processo de expansão nos bairros que possuem a Vigilância Colaborativa ocorre pelo incentivo dos atuais colaboradores aos seus vizinhos, porém, quanto mais for divulgada, maior será a cobertura e a possibilidade de ampliar para outros bairros da capital. “Estamos muito contentes com a parceria da Auxiliadora Predial, que mostra o quanto essa iniciativa faz a diferença na segurança das ruas onde já estão instalados os equipamentos. Agora, nossa intenção é que outros condomínios e comércios também participem e incentivem novas adesões”, afirma o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora, João Corrêa, entidade responsável pela implementação do sistema de vigilância no bairro.

 

A iniciativa é gerida em parceria pelas associações de moradores dos bairros Auxiliadora, Moinhos de Vento, Centro Histórico, Bela Vista, Mont Serrat, Boa Vista, Menino Deus, Floresta e Cidade Baixa.

 

Sobre o Astro – Vigilância Colaborativa

 

O sistema, que é mantido pela comunidade e conta com a aprovação das forças de segurança pública, tem como objetivo engajar a população e resgatar o espírito de vizinhança, colaborando com as ações ostensivas e investigativas da Brigada Militar e Polícia Civil. Batizado de ASTRO, o equipamento possui duas câmeras com imagens de alta definição que servem para vigiar as ruas (respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados /LGPD) e compartilhar imagens rapidamente com a polícia, em caso de atividade suspeita ou ocorrência. Cada ASTRO possui um geolocalizador que indica também as rotas de fuga nos bairros, fazendo com que o “cercamento inteligente” das quadras seja um fator dissuasivo à criminalidade.

 

Sobre a Auxiliadora Predial

 

É a empresa imobiliária com a maior estrutura de vendas, aluguel e gestão condominial do Brasil e está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (Capital e ABC Paulista). Fundada no ano de 1931, em Porto Alegre, administra condomínios, aluga e vende imóveis habitados por mais de 800 mil pessoas. Com o apoio de seus mais de 1,3 mil colaboradores, a Auxiliadora Predial gerencia hoje os bens de milhares de clientes, avaliados em cerca de R$ 55 bilhões.