Spaguetti ao funghi é uma ótima opção para quem não gosta do peixe e fica perfeito com vinho tinto suave para acompanhar

 

É tradição: almoço do domingo de Páscoa tem que ter bacalhau, mas tem muita gente que não gosta ou que não está com o bolso tão preparado assim, já que este é um dos peixes mais caros no Brasil, ainda mais nesta época do ano.

 

Por isso, os chefs Bernard Contipelli e Marcela Contipelli, do premiado restaurante Pontremoli em Campos do Jordão, eleito em 2023 o 6º mais Romântico do Mundo pelo TripAdvisor, ensinam duas opções, uma sem e outra com o bacalhau, que podem ser preparadas para toda a família, o importante é a união e a harmonia.

 

Spaguetti ao funghi

 

Ingredientes:

 

500 gramas de spaguetti

 

200 gramas de funghi

 

1 xícara de água morna

 

1 xícara de vinho tinto

 

Molho bechamel:

 

4 colheres de manteiga

 

4 colheres de sopa de farinha de trigo

 

4 xícaras de leite

 

Noz moscada ralada na hora

 

Sal

 

Pimenta branca

 

Modo de preparo:

 

Comece hidratando o funghi por 15 minutos em uma solução de água e vinho. Procure utilizar uma bebida de boa procedência porque os aromas passam para a comida e interferem no sabor.

 

O molho bechamel deve ser feito aos poucos: adicione 1 medida por vez, 1 colher de manteiga, espere derreter na panela, depois 1 colher de farinha de trigo e 1 xícara de leite, depois mais 1 colher de manteiga, farinha de trigo e assim sucessivamente.

 

Mexa sem parar com o auxílio de um fouet até engrossar. Adicione noz moscada, sal e pimenta branca a gosto. Cozinhe o macarrão sem sal e sem azeite para o molho incorporar melhor. Escorra o funghi, sem desperdiçar a mistura de água e vinho e acrescente-a ao molho. Corte o funghi em lâminas e adicione ao molho bechamel. O ponto deve ser cremoso, nem muito grosso, nem muito ralo. Misture o macarrão já cozido e está pronto. Vinho tinto suave é perfeito para acompanhar.

 

Escondidinho de Bacalhau

 

Ingredientes do purê de batatas:

 

5 batatas bem cozidas e espremidas

 

1 colher (sopa) manteiga

 

3 colheres (sopa) leite

 

1 colher (sopa) de requeijão

 

Sal a gosto

 

Recheio:

 

500g bacalhau desfiado e dessalgado

 

1 tomate picado

 

1 cebola picada

 

100g de azeitona sem caroço picada

 

Cheiro verde a gosto

 

Alho a gosto

 

Azeite a gosto

 

Muçarela ralada a gosto

 

Parmesão ralado a gosto

 

Modo de preparo:

 

Cozinhe a batata até ficar bem molinha. Amasse bem e acrescente a manteiga, o leite, o requeijão e o sal. Deixe o purê descansando. Para o recheio, cubra o bacalhau com água e coloque no fogo até ferver. Tire da água e reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, até ficarem douradinhos. Coloque o tomate e a azeitona aos poucos e quando estiverem bem refogados, adicione o bacalhau desfiado, misturando bem. Reserve.

 

Montagem:

 

Em um recipiente que possa ir ao forno, faça uma cama com purê de batata. Em seguida, coloque o recheio de bacalhau, acrescente um pouco de azeite, capriche no cheiro verde e cubra com o que sobrou do purê. Finalize com os queijos ralados e leve ao forno até gratinar.

 

Restaurante Pontremoli

 

Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP.

 

Telefone: (12) 99794-1213. Restaurante só atende com reservas feitas através do telefone no horário das 13h às 21h (funciona de quarta a domingo)

 

Site: www.restaurantepontremoli.com.br

 

Instagram: @restaurantepontremoli