Cia Teatral Triatrinhos estará na cidade entre os dias 18 e 22 de março
Durante a próxima semana, os integrantes da Cia Teatral Triatrinhos visitarão escolas da rede pública municipal de Panambi, levando entretenimento, educação e informação sobre a dislexia, um distúrbio genético que pode afetar o aprendizado das crianças se não for identificado corretamente. Assim, através da peça “Um Divertido Passeio pelo Mundo da Dislexia”, os atores propõem uma delicada reflexão sobre o quão desafiador é deparar-se com crianças portadoras de dislexia sem o devido conhecimento, trazendo de forma leve e lúdica informações sobre o transtorno neurobiológico e mostrando a importância da participação da família na vida escolar das crianças.
O espetáculo teatral — que também conta com muita música — será apresentado em seis escolas municipais entre os dias 18 e 22 de março, nos turnos da manhã e da tarde (confira as instituições no quadro abaixo). Ao todo, cerca de três mil alunos e professores irão acompanhar a peça, que tem como um dos seus principais objetivos desmistificar o que é dislexia. Esta é uma condição muitas vezes incompreendida e que pode impactar vários aspectos da vida de uma pessoa, desde a escola até as relações pessoais. Porém, com o devido suporte desde cedo, as crianças podem vir a ter sucesso acadêmico e profissional no futuro.
“A Kepler Weber acredita no propósito de ‘Cuidar de Vida’, protegendo o que vem da terra com soluções em pós-colheita, isso é o que nos move desde 1925. Entendemos que a educação transforma a sociedade, possibilitando que sonhos possam se tornar realidade. Estamos muito felizes em fazer parte deste belo projeto que acontecerá nos próximos dias na comunidade Panambiense”, afirmou a coordenadora de Gente & Gestão da Kepler Weber, Francieli Wandscheer Diehl.
A peça conta a história de Pedrinho, um menino tímido e introspectivo, que tem o sonho de tornar-se um grande dançarino, porém, por sofrer de dislexia enfrenta rejeição e incompreensão das pessoas com as quais convive, por conta de sua dificuldade com a leitura e a escrita. Faz amizade com os personagens Betinho Valente e Guto Simpatia, dois bonecos encantadores que o levam para salvar o Mundo da Dislexia, onde habitam a Malvada Glenda, uma personagem que representa o lado sombrio e complexo da questão, o Arlequim, um personagem alegre e brincalhão, e o Mágico Kandak. Na sua trajetória divertida, esses personagens “do bem” se afeiçoam à Pedrinho que vivem juntos uma trama de diversão, aventura e muitas emoções, enquanto informa, conscientiza e discute delicadamente a questão.
Essa é uma iniciativa da Cia Teatral Triatrinhos, com patrocínio da empresa Kepler Weber, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da VR Projetos e da Secretaria Municipal de Educação de Panambi.
Sobre a VR Projetos
A VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados à transformação social e facilita o uso das leis de incentivo por empresas, além de explicar como elas podem ser usadas como ferramentas de transformação social. Ao longo dos seus 15 anos de existência, já impactou mais de cinco milhões de pessoas em todo território brasileiro.
Data
Local
Horário
18/03
EMEF Madalena – Linha Ocearú, s/n, Zona Rural
9h50 e 15h
19/03
EMEF Waldenor Winkler – Rua Tupinambá, 16, Alto Paraíso
10h e 16h
20/03
EMEF Rui Barbosa – Rua Henrique Baal, 1100, Pavão
10h e 16h
21/03
EMEF Maurício Cardoso – Linha Iriapira, s/n
10h e 14h
22/03
EMEF Dona Leopoldina – Rua Ajuricaba, 401, Italiana
22/03
EMEF Presidente Costa e Silva, rua Ibirubá, 300, Arco-Iris
16 h