Retomada ocorreu oficialmente nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, dia em que o Parque de Eventos abriu os portões para caxienses e turistas

 

O tempo instável bem que tentou, mas nada foi capaz de deter a grandiosidade que somente o Espetáculo Som & Luz é capaz de garantir. Isso porque a retomada de umas das maiores atrações culturais que ocorre durante a Festa Nacional da Uva foi oficializada na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro, no Centro de Eventos.

 

Realizado pelo Sesc/RS em parceria com a Comissão Comunitária da Festa, o Espetáculo Som & Luz é idealizado, neste ano, por Guilherme Montanari. A nova leitura, intitulada “Oblívio”, tem direção artística de Zica Stockmans e as marcas registradas de artistas circenses, bailarinos e músicos locais.

 

Para o presidente da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto, iniciativas como o Som & Luz engrandecem ainda mais a importância do evento e da cultura como um todo. “A nova concepção do Espetáculo Som & Luz está muito legal. A primeira apresentação foi um sucesso e promete encantar a todos. Tenho certeza de que quem vier assistir ao espetáculo vai se surpreender”, diz.

 

A Rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho também acompanharam a reestreia do Som & Luz. “Colorido, vibrante e, claro, repleto de história. O Som & Luz nos arrepia do início ao fim e conta a nossa história de maneira muito bela. Convido todos os caxienses e turistas a prestigiarem o espetáculo com o lindo cenário das Réplicas como pano de fundo”, pontua Lizandra.

 

A reabertura do Som & Luz foi restrita a convidados. A primeira edição aberta ao público ocorrerá no próximo domingo, 18 de fevereiro, às 20h, nos Jardins das

 

O Espetáculo Som & Luz

 

Por meio de 7 movimentos, o fogo narra e conta sua versão e sua participação na história, iniciada com a fogueira kaingang e apresentando os primeiros filhos dessa terra. Depois com os vapores dos navios que carregam aqueles que deixam sua pátria em busca de uma terra de sonhos. Chegam os primeiros imigrantes e seus corações esperançosos. O fogo também traz acolhida e segue presente nas casas, nos primeiros fogões, nas lamparinas e nas velas. Ele alimenta, socializa, ilumina os trajetos escuros e é testemunha de muitas preces.

 

Com a chegada do trem também chega o desenvolvimento, o progresso e a elevação à categoria de cidade. Na sequência, é possível perceber grandes chaminés, onde o fogo alimenta a indústria e o coração dos que adotam esta cidade como sua e investem nela seus anseios por uma vida melhor e mais digna. Com todo esse desenvolvimento, Caxias se notabiliza a produzir material bélico para guerra e o fogo apresenta sua face mais sombria, sendo explosão e consumindo nossa história com incêndios nunca explicados ou por um grande tempo esquecidos.

 

A história chega em 2024, onde a chama desse elemento da natureza que permuta, se renova e se reinventa, também aquece o caldeirão social de uma metrópole que fabrica e planta de tudo e que é mãe, acolhendo filhas e filhos de outros lugares mundo afora. Por caminhos e lugares é tempo de celebrar a colheita! É tempo de Festa da Uva! O fogo, anfitrião do espetáculo Som & Luz propõe que honremos a vida daqueles que estiveram aqui antes, e que possamos construir novas memórias com essa terra, deixando um belo legado para as próximas gerações.

 

Serviço

 

O quê: Espetáculo Som & Luz

 

Quando: 18/02 (domingo), 19/02 (segunda-feira), 20/02 (terça-feira) , 22/02 (quinta-feira) , 23/02 (sexta-feira) , 24/02 (sábado), 26/02 (segunda-feira), 27/02 (terça-feira), 29/02 (quinta-feira) e 01/03 (sexta-feira)

 

Horário: 20h

 

Local: Jardins das Réplicas de Caxias do Sul de 1885, no Parque de Eventos da Festa da Uva

 

Ingressos: a partir de R$ 5, no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Caxias do Sul (rua Moreira César, 2462) ou na bilheteria do Som & Luz

 

Pauta: Dinâmica Conteúdo Inteligente

Crédito: Regina Lain