
Dia 26 de fevereiro será exibido o clássico do cinema japonês Uma Página de Loucura, de Kinugasa Teinosuke, interpretado pelos músicos Carlos Ferreira e Viridiana
O Fantaspoa, um dos mais destacados festivais de cinema fantástico do mundo, inicia as atividades de sua edição de 2026 com uma das atrações mais esperadas do festival: as sessões musicadas. Eventos que unem filmes clássicos com performances musicais ao vivo, as sessões musicadas oferecem uma experiência cinematográfica única ao público do Fantaspoa. As sessões musicadas acontecem no Instituto Ling, parceiro do Fantaspoa desde 2022 e um dos principais espaços culturais de Porto Alegre. Além de sediar as exibições, o Instituto Ling também acolhe atividades formativas e sessões comentadas do festival, incluindo edições especiais do projeto Meu Filme Favorito, conduzido pelo jornalista e crítico Roger Lerina.
Na edição de 2026, três longas-metragens que completam 100 anos recebem trilhas sonoras originais, compostas e executadas ao vivo especialmente para as sessões. As duas primeiras exibições acontecem no dia 26 de fevereiro, às 18h30 e 20h30, com o clássico do cinema japonês “Uma Página de Loucura”, de Kinugasa Teinosuke, sendo interpretado pelos músicos Carlos Ferreira e Viridiana. No mês seguinte, no dia 12 de março, será a vez do duo Ras Vicente e Pietra Keiber musicarem a animação alemã “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger, em duas sessões às 18h30 e 20h30.
Por fim, no dia 8 de abril, a cerimônia oficial de abertura do 22º Fantaspoa terá exibições do clássico do expressionismo alemão, “Fausto”. Em duas sessões, às 17h30 e 20h, o emblemático longa-metragem de F.W. Murnau será exibido acompanhado de performance do virtuose violonista e compositor argentino, Germán Suane. O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, será realizado de 8 a 26 de abril, com centenas de filmes e a presença sempre forte de cineastas destacados do gênero. O 22º Fantaspoa é uma apresentação da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, com patrocínio da Crown Embalagens.
Confira as informações sobre cada filme abaixo:
Uma Página de Loucura (Dir.: Kinugasa Teinosuke, Japão, 70min)
Um marinheiro se emprega como faxineiro em um manicômio para libertar sua esposa, que fora internada após uma tentativa de suicídio depois de ter afogado seu filho.
Carlos Ferreira é guitarrista e compositor experimental, cujo trabalho se preocupa com a natureza da escuta e explora as relações entre som, espaço, tempo e memória. Artista dos selos Past Inside The Present (EUA), Modern Obscure Music (Espanha) e AKP Recordings (EUA), lançou álbuns por várias gravadoras em todo o mundo, e produziu sets ao vivo para estações de rádio Dublab em Osaka (Japão) e Los Angeles (EUA). Viridiana é produtora musical, performer e artista multimeios de Porto Alegre/RS. Com 27 anos, ela narra, por meio de suas canções eletrônicas, sua vivência como travesti hoje. Em 2020, foi uma das artistas selecionadas pelo Edital Natura Musical, pelo qual lançou seu primeiro disco, Transfusão. Em 2025, lançou Coisas Frágeis, seu segundo disco, onde colaborou com CATTO, Navalha Karréra e Clarice Falcão. Já tocou em palcos consagrados do independente nacional, como Audio Rebel, Bar Alto e Festival Vaca Amarela. No mesmo ano, foi premiada com o Açorianos de Melhor Trilha Sonora em Espetáculo de Circo.
26 de fevereiro (quinta-feira) com sessões às 18h30 e 20h30
Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras
Link para os ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/xxii-fantaspoa-uma-pagina-de-loucura-1926-em-duas-sessoes-musicadas-ao-vivo/3282940??share_id=copiarlink
As Aventuras do Príncipe Achmed (Dir.: Lotte Reiniger, Alemanha, 66min)
Um belo príncipe embarca em uma série de aventuras ao cavalgar um cavalo alado que o leva a terras distantes e fantásticas, onde ele se apaixona por uma princesa, faz amizade com uma bruxa e encontra Aladdin e a lâmpada mágica.
Ras Vicente é pianista, compositor e produtor musical. Integra as bandas Kula Jazz, Selva Urbana, além de projeto solo e sideman em diversos outros projetos. Músico de trânsito na cena instrumental gaúcha, participou de festivais como POA Jazz, Villa do Jazz, Gramado Jazz, Harmonia Jazz, Fantaspoa, Santa Cruz Jazz e Blues, entre outros. Foi diretor artístico do espetáculo Por Entre Os Sons pelo UNIMUSICA 2019 ao lado de Pedrinho Figueiredo. Tocou ao lado de músicos como Filó Machado, Sidmar Vieira, Frank Solari, Luis Vagner, Renato Borghetti, Jorginho do Trompete, Marietti Fialho, Serginho Moah, Luciano Leães entre outros. Pietra Keiber é musicista, compositora, produtora artística e fonográfica. Artista ativa na cena musical, lidera projetos autorais e de releituras de música brasileira, além de já ter participado de projetos e festivais como 15º Festival de Música Autoral de Porto Alegre, Ressoa Música PUCRS, Noite dos Museus, Brasil Interior e TEDxUnisinos Salon. Como produtora musical, mixou o LP Viva Plauto Cruz de Paulinho Parada. Dividiu o palco com nomes como Filó Machado, Frank Jorge, Adriano Trindade, Mathias 7 Cordas, Loma Pereira e Marietti Fialho. Em 2025, lançou o primeiro EP “FASES”, fruto do projeto autoral que vem desenvolvendo desde 2019.
12 de março (quinta-feira), com sessões às 18h30 e 20h30
Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras
Ingressos em breve em www.institutoling.org.br
Fausto (Dir.: F.W. Murnau, Alemanha, 116min)
Fausto, um alquimista, vê a sua cidade assolada pela peste. Revoltado contra Deus, evoca Mefistófeles, que lhe dá todos os prazeres e juventude. Passado um tempo, todavia, apaixona-se por Marguerite e a bondade desperta em si.
Germán Suane é violonista e compositor argentino formado pelo Conservatório Superior de Música Manuel de Falla, onde leciona teoria musical. Em “This Is Michael” – dedicado ao repertório de Michael Jackson e considerado um dos melhores tributos do mundo – toca guitarra ao lado de Jennifer Batten, que performou nos concertos do próprio Jackson por mais de uma década. Para o cinema, German compôs música original de vários projetos, como os longas-metragens estadunidenses “Rats!”, de Carl Fry e Maxwell Nalevansky e “A Game in the Woods”, de Mike McCutchen e o argentino “Topos”, de Emiliano Romero.
08 de abril (quarta-feira), com sessões às 17h30 e 20h
Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras
Ingressos em breve em www.institutoling.org.br
22º Fantaspoa
Sessões musicadas dias 26 de fevereiro, 12 de março e 8 de abril
Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras
O 22º Fantaspoa é uma apresentação da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, com patrocínio da Crown Embalagens
Redes do festival:
https://www.instagram.com/fantaspoa/
https://www.facebook.com/Fantaspoa