Nem só de bloquinho e purpurina se vive o Carnaval. Para quem prefere desacelerar e curtir boas experiências no feriado, a Serra Gaúcha oferece ótimas opções. Então, confira 6 dicas para fugir do ziriguidum e aproveitar o melhor da região.

 

1. Música, aventura e natureza no Alpen Park (Canela/RS)

 

Para quem quer fugir da folia sem abrir mão da diversão, o Alpen Park, em Canela, é uma ótima escolha para o feriado de Carnaval. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o parque terá uma programação especial com shows gratuitos na Vila Alpina, sempre das 13h30 às 15h30, reunindo artistas locais e da região.

 

Sobem ao palco Rossano Bolte, com apresentações em voz e violão nos dias 13 e 16; Deivid Wallauer, com clássicos do rock, nos dias 14 e 15; e Riqui Cruz, que encerra a programação no dia 17, animando o público.

 

Além da agenda musical, o Alpen Park oferece atrações para todas as idades como o primeiro trenó alpino do Brasil, o Alpen Turbo Drop, torre com queda livre de 20 metros, a montanha-russa Fogo do Dragão, além de arvorismo, cinema 4D, espaços para contemplação e dois restaurantes. O parque conta ainda com a Arena Big Land, com jogos de fliperama e videogame dos anos 1980 e 1990 em versões gigantes. Os passaportes, assim como mais informações, podem ser adquiridos no link: https://www.alpenpark.com.br/.

 

2. Música boa e clima intimista no Magnólia (Canela/RS)

 

Já para quem quer fugir do Carnaval tradicional, mas ainda aproveitar a data, o Magnólia, em Canela, aposta em algo mais intimista com a “Baladinha da Mag”. A festa acontece na segunda-feira, 16 de fevereiro, a partir das 21h, com o tema especial “Fuja do Ziriguidum”.

 

Com clima de “quase uma festinha de garagem”, o evento ocorre na sala de eventos do térreo e conta com discotecagem em vinil dos DJs Cagê Lisboa e DJ Foca, em um repertório que passeia por hits dos anos 80 e 90, com toques de Carnaval na medida certa.

 

A Baladinha da Mag tem capacidade limitada a 100 pessoas e o segundo lote de ingressos está à venda no site oficial do Magnólia . O dress code é livre, com incentivo a produções criativas, e o evento também oferece serviço de chapelaria.

 

3. Bazar de Vinil no Empório (Canela/RS)

 

Outra boa pedida para curtir o feriado de Carnaval na Serra Gaúcha é o Bazar de Vinil do Empório Canela. Ideal para quem busca um programa mais tranquilo, com boa música e clima afetivo, o evento acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro e reúne mais de 1.200 LPs para garimpar, das 11h30 às 18h.

 

Além de procurar raridades, garantir vinis a preços especiais e trocar experiências com outros apaixonados por música, o público ainda pode aproveitar uma programação musical especial com o DJ Foca.

 

Para completar a experiência, o Empório Canela oferece também uma seleção de livros, antiguidades, artesanato local e o já conhecido cardápio da casa, com opções de refeições para diferentes momentos do dia. Para entrar no clima e saber mais sobre o Empório, basta acessar o site https://emporiocanela.com.br/.

 

4. Pôr-do-sol e contemplação no Parque do Caracol (Canela/RS)

 

Clássico da Serra Gaúcha em qualquer época do ano, o Parque do Caracol, em Canela, é uma excelente escolha para quem deseja aproveitar o feriado de Carnaval com mais calma e em contato com a natureza, com opções que agradam desde quem busca contemplação até quem prefere experiências mais radicais e com adrenalina.

 

Entre os destaques estão o novo Mirante da Cascata do Caracol, que oferece a vista mais exclusiva da queda d’água, e o Corajoso, plataforma suspensa que permite observar a cascata de um ângulo diferente. Para os mais aventureiros, o parque conta ainda com o Salto e o Passeio de Pêndulo, experiências que combinam emoção e aventura.

 

O espaço também dispõe de trilhas autoguiadas, áreas com churrasqueiras e redários. Além disso, todos os sábados acontece o “Sunset no Parque”, das 17h às 18h30, ao som da DJ anfitriã Susan Schaum. No domingo de Carnaval, 15 de fevereiro, a atração ganha edição especial.Neste dia quem abre o Sunset é a DJ convidada Kima, a partir das 15h30. Às 17h, a residente do Parque do Caracol, Susan Schaum, assume o som e segue animando o público. Para encerrar a edição especial de Carnaval, as DJs se apresentam juntas. Mais informações no site: https://parquecaracol.com.br/.

 

5. Pausa saborosa na nova unidade da Panni (Gramado/RS)

 

Quem disse que não dá para comemorar o Carnaval com um bom café ou um brunch caprichado? A Panni Gramado, inaugurada recentemente, convida a viver o feriado em um ritmo mais tranquilo, com sua proposta de padaria artesanal e brunch all day, perfeita para quem não abre mão da boa gastronomia mesmo durante os dias de descanso.

 

Entre os destaques do cardápio estão pães de fermentação natural, croissants em versões doces e salgadas, além de receitas autorais como os famosos cannelés franceses. A experiência fica completa com a oferta de sucos, cafés especiais, quentes ou gelados, e a opção do tradicional brunch all day, servido ao longo de todo o dia. Para entrar no clima, basta seguir a Panni no Instagram: https://www.instagram.com/pannipadaria_/.

 

6. Carnaval nostálgico sobre trilhos com a Giordani Turismo (Bento Gonçalves/RS)

 

Para quem vai passar o Carnaval na Região Uva e Vinho, a Giordani Turismo propõe uma experiência diferente e cheia de nostalgia com o “Bloquinho da Maria Fumaça”, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

 

Nos passeios da tarde, marchinhas de Carnaval do final do século XIX e início do XX embalam os vagões e as estações, criando um clima de verdadeira volta ao passado. O trem também recebe decoração temática e apresentação do grupo Samba de Moça na Estação de Garibaldi. As saídas especiais ocorrem às 14h e 16h, conforme disponibilidade.

 

O passeio inclui ainda degustação de vinhos, espumantes e suco de uva produzidos na região, além de acesso ao Parque Cultural Epopeia Italiana. Ingressos e mais informações estão disponíveis no site oficial da Giordani Turismo: www.giordaniturismo.com.br.