
O arquiteto paisagista Fernando Thunm participou, na última quarta-feira (28), do lançamento da edição comemorativa de 25 anos do anuário Oca, uma das mais tradicionais publicações de arquitetura, design e paisagismo do país. Natural de Porto Alegre, Fernando foi o único profissional do Rio Grande do Sul selecionado entre os 71 nomes que compõem o novo volume, que explora tendências de comportamento e a integração entre arquitetura e natureza.
O projeto que garantiu o destaque ao gaúcho está localizado no noroeste do Estado e impressiona pela complexidade logística e estética. Seguindo uma linguagem clássica, o paisagismo exigiu uma grande operação para içar vegetação de grande porte para o terreno. O jardim conta com espécies criteriosamente escolhidas, incluindo oliveiras centenárias, jabuticabeiras, buganvíleas, cerejeiras-do-japão e palmeiras tamareiras. Outro ponto focal é uma fonte esculpida sob medida em Minas Gerais: uma peça única, inteiramente em granito, posicionada estrategicamente entre a casa e a academia.
O cenário grandioso é fruto de um reencontro profissional. Fernando revela que seu envolvimento com o imóvel começou há uma década, quando projetou a área externa original de 150m². “O proprietário comprou os terrenos em volta do imóvel que já existia para expandir a construção, que passou a ter 850m² adicionais, e me chamou novamente para trabalharmos juntos”, detalha o arquiteto.
Durante o evento na capital paulista, Fernando celebrou o reconhecimento de sua trajetória de mais de duas décadas. “Me sinto muito privilegiado por ser escolhido para fazer parte dessa publicação. É uma alegria o reconhecimento pela qualidade do meu trabalho, que vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos”, afirmou.