
Contemplando a arte, educação, democratização e economia criativa, o LAB terá mais de 50 possibilidades de cursos de diferentes linguagens artísticas, com duração de três a dez meses. As aulas começam dia 02 de março e vão até 19 de dezembro, divididas em dois semestres. Cada curso tem sua própria duração. Os cursos do LAB vão desde o iniciante ao avançado e oferecem certificados. O material escolar é fornecido gratuitamente e os cursos são conduzidos por docentes com formação acadêmica e artística. Além disso, são produzidas saídas de campo para visitas a espaços de arte e apresentações e mostras semestrais com os resultados das oficinas. O LAB oferece ainda acesso ao seu acervo com mais de mil itens de figurinos, materiais de desenho e pintura e outros acessórios.
Segmentos do teatro, como improvisação, atuação, montagem cênica, criação de máscaras, performance, direção; do cinema, como atuação para tv, produção audiovisual, edição e montagem de filmes, dublagem, roteiros; danças urbanas, ritmos, jazz funk, experimental, yoga; artes visuais em cursos de ilustração, desenho, nanquim, aquarela, história da arte, estampas; cursos de inglês e espanhol, música e instrumentos diversos, moda, costura criativa, artesanato, literatura estão entre os cursos do Laboratório-Escola de Arte Popular, que completou 15 anos de atuação em 2025 e tem sede em Canoas. E oferece ainda qualificação profissional em cursos de educação digital, arte-educação, empreendedorismo, gestão, produção cultural, entre outros.
Fundado dia 18 de dezembro de 2010, o LAB começou sua história na EMEF Prof. Thigo Würth no bairro Mathias Velho, oferecendo oficinas populares de teatro com o Prof. Me. Bruno Flores. Hoje, o LAB se configura enquanto um espaço plural, itinerante, descentralizado, físico e digital de pleno desenvolvimento humano, montado por artistas e docentes na cidade de Canoas dos segmentos da indústria criativa, educação popular e economia solidária. O LAB é ao mesmo tempo um ponto de cultura, um hub de empreendimentos criativos e uma escola de educação popular e artística, atuando em diferentes áreas: artes visuais, artesanato, audiovisual, comunicação, dança, design, história, literatura, moda, música, patrimônio cultural, performance, produção cultural, teatro e tecnologia. Ao longo dos 15 anos, seu trabalho se desenvolveu dentro de comunidades periféricas de mãos dadas com escolas, associações, pontos de cultura, associações de bairro, grupos artísticos, membros da comunidade e o comércio local. Além disso, o LAB defende fortemente pautas sobre sexualidade, gênero, etnias, meio ambiente e lutas sociais. Promove eventos em diferentes linguagens artísticas, produz espetáculos, exposições, feiras, saraus, bate-papos, workshops, mediações e outras atividades voltadas para a arte-educação. Hoje, é uma das maiores instituições de formação artística de Canoas.
Em 15 anos o LAB acumula:
7 livros e revistas;
10 estados, 31 cidades;
12 filmes;
38 prêmios;
132 obras de arte (espetáculos, exposições, performances, mostras, etc);
224 turmas formadas (de diferentes linguagens artísticas, presencial ou digital);
215 eventos realizados e/ou com participação;
268 apresentações artísticas;
2514 estudantes (de forma contínua ou esporádica, presencial ou digital);
8530 horas/aula de ensino;
70250 mil pessoas contempladas como público;
2.425 milhões interações nas redes sociais;
CURSOS POPULARES DE ARTE EM CANOAS
Rua Domingos Martins 440, Centro – Canoas /Casa Wittrock
Cada curso possui seu dia e horário
Para crianças (a partir de 5 anos), jovens, adultos e maturidade
Inscrições: https://forms.gle/XmZQxwrrSDjK59iV9
Informações pelo whatsapp: 51 99625.9773
Redes do LAB:
@laboratorioescola