
Edição contabiliza 61 premiados na categoria Organização, além do Personalidade Top 2025. A cerimônia oficial de entrega dos troféus acontece no dia 27 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) divulga os resultados dos prêmios Top Ser Humano 2025 e o Top Cidadania 2025, reconhecidas e importantes distinções gaúchas na área de gestão de pessoas e cidadania. São, ao todo, 61 premiados – 46 no Top Ser Humano e 15 no Top Cidadania. Entre as empresas vencedoras, duas delas serão condecoradas com o Prêmio Mérito Top Ser Humano, concedido para organizações que são premiadas cinco vezes em um período de seis anos, e são elas: SLC Máquinas e Unimed Noroeste. A cerimônia de premiação ocorre no dia 27 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, a partir das 18h45. Na oportunidade, também será entregue o Personalidade Top Ser Humano 2025 para o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle.
De acordo com o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, essa iniciativa representa uma valorização das pessoas que realizam ações que geram mais qualidade, crescimento, desenvolvimento e engajamento nos processos que levam as empresas a se destacarem na sociedade. “As pessoas são o maior ativo das organizações e propulsoras dos resultados. É preciso ter uma atenção especial aos colaboradores, pois em meio a tantos desafios corporativos, são eles o maior ativo das empresas e aqueles que podem fazer toda a diferença para o sucesso de uma companhia”, ressaltou Fagherazzi.
O Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Neste período, o Top Ser Humano já premiou mais de 700 cases e o Top Cidadania mais de 250.
Personalidade Top Ser Humano 2025
A ABRH-RS homenageia como Personalidade Top Ser Humano 2025, o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle. A distinção será concedida por sua atuação como líder na empresa. Fundada em 1952, a Vulcabras é a maior empresa calçadista e gestora de marcas esportivas do Brasil. Adquirida em 1988 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, a companhia teve um grande crescimento, desenvolvimento e investimento em tecnologia nas últimas décadas. Liderada desde 2015 pelo CEO Pedro Bartelle (filho de Pedro Grendene), a organização possui cinco unidades: duas plantas fabris localizadas em Horizonte, no Ceará e Itapetinga, na Bahia; um centro administrativo em Jundiaí, São Paulo; um Centro de Distribuição em Extrema, Minas Gerais e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento localizado em Parobé, Rio Grande do Sul e conta com mais de 24 mil colaboradores.
De acordo com o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, o Prêmio Top Ser Humano e Top Cidadania, além de reconhecer aqueles bons projetos, bons trabalhos nas suas organizações, também reconhece aquelas lideranças empresariais que colocam as pessoas no centro da sua estratégia. “Neste ano, Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, personifica esse reconhecimento que fazemos, por valorizar e acreditar que as pessoas são responsáveis pelo sucesso da sua organização. Para isso, estimula uma cultura que propicia que as pessoas cresçam e se desenvolvam pessoal e profissionalmente, sendo admirado pela sua equipe, parceiros e comunidade”, salienta.
Pedro Bartelle é CEO da Vulcabras, onde atua desde 2001, quando iniciou na empresa como gerente, aos 22 anos. Também liderou a subsidiária da companhia no exterior e foi diretor de marketing. Desde 2015, quando se tornou CEO da empresa, foram implantadas muitas mudanças e inovações para o crescimento da Vulcabras, sendo que em 2017 ela passou a ser uma empresa de capital aberto, listada na bolsa de valores.
Bartelle, que foi praticamente criado dentro do setor de calçados, vivendo desde cedo a produção e desenvolvimento desse ramo, por meio da Grendene, empresa fundada pela sua família, também tinha outra paixão: o automobilismo. Foi piloto de kart e disputou competições como as fórmulas Ford, Chevrolet e Fórmula 3 conquistando, inclusive, dois títulos do campeonato brasileiro, além de ter sido vice-campeão sul-americano.
CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO TOP SER HUMANO E DO TOP CIDADANIA 2025
Personalidade Top Ser Humano 2025
Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras
Prêmio Mérito Top Ser Humano
SLC Máquinas
Unimed Noroeste
Top Ser Humano 2025 – Categoria Organização
AEL Sistemas
Alvorada John Deere
Atitus Educação
Banrisul
Box Print
Bruning Tecnometal
Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Central Sicredi Sul/Sudeste
Cootravipa
Cotrijal
DATACOM
Facta
Fundacred
Grupo Agros
Grupo Guarida
Grupo J2M
Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Hospital Ernesto Dornelles
Hospital Ivan Goulart
Hospital Moinhos de Vento
Hospital São Lucas da PUCRS
InBetta
Indutar
Instituto do Câncer Infantil
Irani Papel e Embalagem
Lojas Lebes
Medabil
Melnick
Nexteer Automotive
Piccadilly Company
Santa Casa de Porto Alegre
Senac-RS
Sicredi Conexão
Sicredi Confiança
Sicredi Cooperação
Sicredi das Culturas RS/MG
Sicredi Região Centro RS/MG
Sicredi União RS/ES
SLC Agrícola
SLC Máquinas
STIHL
Unicred Porto Alegre
Unimed Noroeste
Unimed Porto Alegre
Universidade Feevale
Vitlog Transportes
Top Cidadania 2025 – Categoria Organização
Alliance One
Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul
Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Cootravipa
Hospital Moinhos de Vento
InBetta
Instituto do Câncer Infantil
Instituto Joanna de Ângelis
Instituto Unimed
Kepler Weber
Senac-RS
Sesc/RS
Termolar
Unimed Erechim – Hospital Unimed Erechim
Unimed Porto Alegre
Sobre a ABRH-RS
Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS acumula mais de 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de mil associados entre pessoas jurídicas e físicas, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional de profissionais das áreas de gestão e pessoas. Abrange todas as questões que integram a gestão e o desenvolvimento de pessoas a partir da disseminação do conhecimento.