
Capacitação ‘Com que vídeo eu vou?’ viaja por quase dois mil km, contemplando sete municípios gaúchos, via financiamento da PNAB/RS
Foram prorrogadas até 15 de novembro as inscrições para as 120 vagas gratuitas do “Take 02” do curso “Com que vídeo eu vou? – Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul”. O módulo teórico online será realizado entre janeiro e fevereiro de 2026 e contará com uma turma com tradução em Libras.
As práticas de acessibilidade nas produções audiovisuais também serão abordadas, reforçando o compromisso da iniciativa com a inclusão. A participação no ciclo teórico é o passaporte para as oficinas práticas gratuitas em sete cidades gaúchas, a serem realizadas em março de 2026.
Oferecido pela consultoria Com Que Vídeo Eu Vou (CQV), o curso ensina aos participantes como acessar o poder do audiovisual para potencializar e divulgar sua arte. A formação é destinada a artistas visuais, produtores e iniciativas culturais. Não é necessário ter experiência prévia na área audiovisual, somente cadastro habilitado na Secretaria da Cultura (SEDAC) – Pró-Cultura RS.
As aulas do “Take 01”, encerradas em 25 de outubro, tiveram participantes de todas as regiões do RS, diferentes manifestações culturais e múltiplas gerações — com alunos de 20 anos até 60+. O ciclo teórico mantém no “Take 02” o mesmo formato, com os inscritos reunidos em quatro turmas de 30 alunos, via videoconferência, sendo um grupo no formato inclusivo para PCDs, com tradução simultânea em Libras. O conhecimento compartilhado nas aulas online será sistematizado em um material didático com linguagem simples, imagens, ilustrações exclusivas, links úteis e glossário técnico.
“Um dos objetivos do curso é disseminar o conhecimento sobre áudio e vídeo para todo o Estado e ajudar artistas e produtores culturais a lidar com o universo audiovisual no seu dia a dia. Vamos percorrer sete cidades para levar aulas práticas ao máximo de participantes no interior gaúcho”, destaca Joana Tassinari, fundadora da CQV e mestre em Comunicação e Cultura com atuação de 30 anos no mercado audiovisual. Ela assina a coordenação acadêmica do conteúdo com Igor Waltz, doutor em Comunicação.
Ciclo prático em março de 2026
Em março de 2026, o CQV apresentará seu Take 03 “Oficina Mobile Storytelling: Como contar histórias com smartphones”. Serão aulas práticas presenciais e gratuitas com 160 vagas, exclusivas para os participantes do ciclo teórico (Takes 01 ou 02). Serão oito encontros com a mobile journalist (MoJo) Patricia Gomes, radicada em Londres, que virá ao Estado exclusivamente para a formação. Nas aulas, Patricia irá compartilhar sua experiência internacional em produção audiovisual profissional com smartphone, com conteúdo customizado para artistas e produtores culturais.
A lista das cidades que receberão a oficina é a seguinte:
Porto Alegre: RF 01 (Capital, Região Metropolitana, Encosta da Serra, Vale do Caí e Vale dos Sinos) – duas turmas.
Santa Cruz do Sul: RF 02 (Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo)
Pelotas: RF 05 (Região Sul)
Santana do Livramento: RF 06 (Campanha e Fronteira Oeste)
Santo Ângelo: RF 07 (Noroeste e Missões)
Santa Maria: RF 08 (Central e Jacuí)
Passo Fundo: RF 09 (Norte, Nordeste e Alto Uruguai)
As vagas serão divididas em oito turmas com 20 alunos. Os alunos podem assistir às aulas nas turmas em RFs diferentes do seu domicílio, conforme vagas disponíveis.
O projeto “Com que vídeo eu vou? – Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul” conta com recursos do Edital SEDAC/PNAB RS nº 27/2024 para artes visuais. Inscrições e informações completas em instagram.com/comquevideoeuvou ou https://comquevideoeuvou.com.br/cqv-pnab-rs.html.
Sobre o conteúdo
O ciclo teórico inclui tópicos como a linguagem básica do audiovisual, formas de distribuição e formação de canais e perfis online, escolha de formatos, técnicas de criação e roteirização, recursos técnicos, a contratação de produtores ou realização de parcerias, a discussão sobre o uso de Inteligência Artificial como auxílio de criação e produção, entre outros temas. O ciclo prático vai abordar nas oficinas presenciais como planejar, criar, captar e editar conteúdo multimídia com o próprio smartphone.
Sobre a CQV
Marca registrada da Farfalla Produção Cinematográfica, a CQV – “Com que vídeo eu vou?” é uma Consultoria Audiovisual Corporativa que surgiu da experiência de sua criadora junto ao mercado audiovisual profissional e comunicação corporativa. Ao identificar as lacunas entre necessidades e resultados, Joana Tassinari, natural de Caxias do Sul (RS) e radicada em São Paulo (SP), criou uma metodologia para tornar a decisão de qual vídeo escolher mais assertiva e sustentável.
Serviço
“Com que vídeo eu vou? – Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul”
Período de inscrições para o Take 2 do ciclo teórico: prorrogadas até 15/11/2025
Aulas do Take 2: ao vivo, online pela plataforma Zoom, em janeiro e fevereiro de 2026
Inscrições e informações completas: instagram.com/comquevideoeuvou ou https://comquevideoeuvou.com.br/cqv-pnab-rs.html.
Custo: gratuito
Público: artistas visuais, produtores ou iniciativas culturais sediadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, exclusivamente com cadastro habilitado na Secretaria da Cultura do Estado (SEDAC)
Pré-requisitos: confirmação de presença é critério eliminatório; os alunos receberão certificado de participação conforme as regras da Chamada Pública, disponível em https://comquevideoeuvou.com.br/cqv-pnab-rs.html.
Financiamento: iniciativa contemplada no Edital SEDAC/PNAB RS nº 27/2024 – ARTES VISUAIS, que disponibiliza os recursos descentralizados através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022, Decreto Federal nº 11.740/2023, Instrução Normativa MinC nº 10, de 28 de dezembro de 2023, Instrução Normativa SEDAC nº 04/2024 e legislação correlata.
Redes sociais:
Instagram: @comquevideoeuvou
LinkedIn: /com-que-vídeo-eu-vou
TikTok: @comquevideoeuvou