Um espaço fechado há quase 50 anos abaixo do Viaduto do Chá, em uma passagem subterrânea, local que já foi palco até de ensaios da lendária Elis Regina, é agora o mais novo e disputado espaço dos amantes da música.

 

No coração de São Paulo, o Formosa Hi-Fi Bar abriu as portas com a proposta de apresentar uma atmosfera única que combina excelência acústica com alta gastronomia e carta de drinks autorais. Para dar vida ao projeto, o empreendimento, que tem à sua frente Facundo Guerra, Ale Natacci e Alê Youssef teve sua arquitetura assinada por Metrópole Arquitetura. O arquiteto e sócio do escritório, Sílvio Oksman, foi quem convidou o estúdio Fahrer para desenvolver, a quatro mãos, o mobiliário em sintonia com as exigências técnicas do espaço, que se propõe a ser um verdadeiro santuário para os admiradores da música analógica e da experiência sensorial.

 

“Fomos muito além do desenvolvimento de mobiliário com linhas curvas e orgânicas para que o som do ambiente fosse projetado no mais alto nível de qualidade. Usamos revestimentos que elevam a estética e o conforto nos booths. Além disso, toda a parte arquitetônica e acústica foi minuciosamente estudada por especialistas”, afirma o designer Sergio Fahrer. Nesse caso, o estúdio também buscou soluções sustentáveis no uso de materiais, como couros ecológicos produzidos a partir de garrafas PET recicladas, retiradas de rios e oceanos, que foram aplicados em superfícies com ranhuras capazes de absorver o som, contribuindo para a acústica ideal.

 

Entre os destaques do projeto está a mesa curva de 17,5 metros que percorre o salão. Inspirada no desenho de uma onda sonora senoidal captada por um osciloscópio, a peça traduz de forma quase literal a materialização do som, transformando-se em um tributo visual e funcional à música. Sua complexa estrutura em madeira multilaminada curvada e seus traços fluidos refletem as ondas de áudio e se integram perfeitamente à iluminação cênica pensada para criar uma imersão completa.

 

Com equipamentos analógicos de alta performance e o uso do vinil como protagonista, o Formosa Hi-Fi Bar consolida-se como um espaço especial e diferenciado, que conquista tanto audiófilos (público com elevada exigência musical) quanto aqueles que apreciam qualidade, exclusividade, design e história em um ambiente sofisticado. Confira todas as imagens do projeto clicando aqui.

 

Sobre a FAHRER

 

A Fahrer é um estúdio de design de mobiliário autoral que, com versatilidade criativa e produtiva, desenvolve peças contemporâneas que dialogam com o seu contexto, contam histórias e transitam entre as narrativas conceituais, inspiracionais e interpretativas de seus designers. Com expertise de mais de 30 anos, a marca une a paixão pela inovação, pesquisa, arte e cultura, o que se reflete em peças autênticas que promovem experiências sensoriais surpreendentes. Reconhecida por sua pluralidade e pela constante busca por novas técnicas e materiais, a Fahrer coleciona prêmios nacionais e internacionais, frutos da inquietação e das ideias complementares de Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia. Sustentabilidade, diversidade no uso de matérias-primas e adaptabilidade são pilares da marca, que interage com o design de forma provocativa, viva e presente.