Memorial das Águas encerra etapa Porto Alegre e segue para Pelotas, com duas exposições sobre a enchente de 2024

 

Provocar a reflexão sobre os impactos e aprendizados da maior catástrofe climática vivida pelo Rio Grande do Sul é o mote do projeto Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução, que está encerrando sua etapa em Porto Alegre e se preparando para mostrar imagens da enchente de 2024 em Pelotas. A mostra “Conscientização”, que conta com a participação de 28 fotógrafos, ainda pode ser vista até o dia 9 de outubro na Praça da Alfândega. Com curadoria do designer e fotógrafo Marcos Monteiro e produção de Edison Nunes, da associação Arte Para Todos, a iniciativa prevê mais duas coletivas em Pelotas, no Largo do Mercado, cujas inscrições estão abertas.

 

O Memorial das Águas nasceu da urgência de transformar o luto em legado, documentando a extraordinária onda de solidariedade que acompanhou a enchente do ano passado. Composto por cinco exposições, o projeto registra os impactos da enchente, os resgates, a força do voluntariado e os movimentos de reconstrução nas comunidades atingidas. A mostra “Voluntariado abriu o projeto, de 12 de julho a 7 de agosto, na Praça da Alfândega; seguida por “Resiliência”, de 9 de agosto a 11 de setembro e “Conscientização”, de 13 de setembro até o próximo dia 9. Focando não apenas a devastação, mas a resiliência humana e a necessidade de ações preventivas e sustentáveis, participam desta mostra, ainda em cartaz: Alê Bruny, Ana Shtlr, Andréia Kris, André Lisboa, Carmen Salazar, Cerise Gomes, Cláudia Bento Alves, Cynthia Recuero, Diego Costa, Gustavo Ludecke, Gustavo Mansur, Gustavo Toigo, Gustavo Vara, Janderson da Silva, Juliano Verardi, Jorge Lansarin, Lari Pieta, Leandro Lopes, Leandro Selister, Lucian Brum, Marco Faria, Marco Resende, Nadia Weber Santos, Nely Alves, Rogério Soares, Selmar Medeiros, Valder Valeirão e Wanderlei Oliveira.

 

Na capital gaúcha, o projeto atingiu desde a abertura da primeira coletiva até o dia 30 de setembro, 2400 visitantes por dia e aproximadamente 192 mil visitantes presenciais em 80 dias. Daqui, migrará para Pelotas, onde ocupará o Largo do Mercado, de 25 de outubro a 20 de novembro com a mostra “Gratidão” e de 22 de novembro a 20 de dezembro, com “Retomada”, cujas inscrições estão abertas para fotógrafos maiores de 18 anos, amadores ou profissionais até o dia 24 de outubro. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 27 de outubro.

 

Inscrições:

 

Visando romper a barreira do esquecimento, serão selecionadas imagens autorais que abordem o lado humanitário, a solidariedade e as histórias das pessoas afetadas pela tragédia ambiental, bem como o momento do retorno e o da reconstrução de suas vidas. Elas devem focar essas questões que representam a memória de forma poética, documental ou simbólica, remetendo a questionamentos, emoções e inspirações. Interessados em participar da última exposição em Pelotas, “Retomada”, devem preencher o formulário https://forms.gle./gaBDqGSmWpoRbo5s9. Mais informações no site https://memorialdasaguas.my.canva.site/memorial-das-aguas

 

Viabilizada através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, a iniciativa é uma realização da Galeria Escadaria e Clube Arte Para Todos. Tem apoio das Prefeituras Municipais de Porto Alegre e Pelotas, através de suas respectivas Secretarias da Cultura; Valorize Projetos, Gestão de Recursos e Patrocínios Ltda e CDF Locações de Materiais Cenográficos e Culturais Ltda. E patrocínio do Grupo RBS, Paraflu do Brasil Indústria e Produtos Químicos Ltda, Nutrire Indústria de Alimentos Ltda e Soma Sul Equipamentos Ltda.

 

Projeto Memorial das Águas

 

3ª Exposição “Conscientização”

Local: Praça da Alfândega – imediações do MARGS – Centro Histórico de Porto Alegre

Encerramento: 9 de outubro de 2025.

Visitação: Diária, ao longo de 24h. Entrada franca.

 

Inscrições para exposição “Retomada” em Pelotas:

 

Prazo: 24 de outubro.

 

Mediante preenchimento do formulário https://forms.gle./gaBDqGSmWpoRbo5s9

 

Informações: https://memorialdasaguas.my.canva.site/memorial-das-aguas