Festa estreia neste domingo (5) com impulso ao comércio local ao som de bandinhas típicas, rock gaúcho e samba

 

Pela primeira vez, a capital gaúcha terá uma Oktoberfest oficial, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A festa estreia neste dia 5 de outubro (domingo) no Centro Histórico, nas proximidades da Casa de Cultura Mario Quintana, em formato gratuito e de rua. E garantindo presença confirmada no calendário de eventos da cidade e do estado.

 

Mais de 15 mil pessoas são esperadas na 1ª Oktoberfest de Porto Alegre, que terá suas atrações concentradas na Rua Sete de Setembro. A programação festiva, das 12h às 22h, será regada com muito bebida típica e diversão em uma Feira de Cervejas com 20 cervejarias e mais de 100 torneiras de chopp artesanal. A festa se une às comemorações dos 201 anos da imigração alemã no Brasil.

 

À frente da organização estão os hubs criativos POA Centro e Quarto POA, com a missão de desenvolver microrregiões por meio de ações em rede, gerando legado econômico, social e estrutural. “Essa é uma iniciativa pensada para fortalecer o comércio do Centro Histórico, impulsionando a região como polo cultural e gastronômico”, comenta Wayner Bechelli, fundador do POA Centro.

 

O evento vai combinar tradição e diversidade cultural. Além das clássicas bandinhas alemãs ao som do Triozinho Alles Blau e da Banda Periquito, a programação tem o samba e pagode do grupo Volto Pra Te Ver, conhecido das noites do Centro, e o rock gaúcho da banda Vera Loca. Com uma agenda que mistura estilos e se conecta ainda mais ao público, também terá como atração a escultura viva do laçador de Antônio Caringi que vai circular pelo espaço durante a tarde.

 

“A programação foi pensada para dialogar com o que já pulsa localmente. Ao mesmo tempo que traz a energia das bandinhas alemãs que já são tradicionais nessas comemorações junto de uma atração de grande porte do nosso estado. Queremos que o público se reconheça nessa mistura e sinta que a festa também é sua”, explica Johnny Rickes, sócio do hub POA Centro.

 

Uma Praça de Alimentação raiz e colaborativa vai tomar conta da Rua dos Andradas, quem assume o protagonismo são os bares e restaurantes locais. Entre os já confirmados estão o Térreo, Quiero Café, Cantina Famiglia Lando, Lola Bar CCMQ e o Up Food Art. Além de oferecer uma experiência gastronômica com identidade, a proposta é fomentar a economia e gerar visibilidade para os empreendimentos tradicionais da região.

 

Infraestrutura e serviço

Com apoio de serviços da Prefeitura de Porto Alegre, a rua Sete de Setembro será bloqueada para a circulação de veículos e contará com reforço de segurança da Guarda Municipal. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também atuará na organização do trânsito, banheiros químicos e equipes de limpeza urbana estarão à disposição.

 

Por questões de segurança, não será permitida entrada de copos, garrafas e, até mesmo, das tradicionais canecas de vidro no perímetro fechado que circunda os shows e a Feira de Cervejas. O mapa do evento, detalhes sobre os empreendedores participantes e estacionamentos próximos disponíveis, além de atualizações, podem ser conferidos pelo perfil @poacentro (www.instagram.com/poacentro) no Instagram.

 

A 1ª Oktoberfest de Porto Alegre tem o patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, por meio do Programa Centro+. O apoio é da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) e da Rede Craft – Cervejarias Independentes. E a Salva Craft Beer é a cervejaria oficial. A realização tem a assinatura do POA Centro e Quarto POA.

 

Cervejarias participantes: 4beer, Alcapone, Da Luz, Delta, Devaneio do Velhaco, DNA, Edelbrau, Factory, Figueira, Fil, Fora da Lei, Gewehr, Insurreição, Koringa, La Birra, Mambembe, Salva, Schmitt, Stier, Tupiniquim, Vale 4 e Veterana

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Triozinho Alles Blau: 12h30min às 13h15min

 

Banda Periquito: 13h30min às 15h30min

 

Triozinho Alles Blau: 15h30min às 16h15min

 

Volto pra te ver: 16h15min às 18h15min

 

Triozinho Alles Blau: 18h15min às 19h

 

Vera Loca: 19h às 21h

 

Escultura viva do Laçador de Antônio Caringi: atividade paralela durante a tarde

 

SERVIÇO

 

1ª Oktoberfest de Porto Alegre

 

POA Centro e Quarto POA