Moscatel de Setúbal, o “Sol em Garrafa” que conquistou o mundo

 

O enoturismo em Lisboa revela um cenário rico em tradição e sabores únicos, oferecendo experiências vinícolas que unem história, cultura e gastronomia. Nesse ambiente cativante, o destaque vai para o Moscatel de Setúbal, um dos vinhos mais famosos e apreciados da região.

 

Conhecido como o “Sol em Garrafa”, por conta da sua coloração dourada que remete aos tons do pôr do sol, seu sucesso é tamanho que, só em 2024, mais de 3,5 milhões de litros foram produzidos na Região Demarcada, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, em Portugal.

 

Dada à sua importância, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) apresenta, a seguir, um pouco da história, características e curiosidades deste que é um verdadeiro tesouro entre os vinhos, capaz de encantar aos mais diversos e exigentes paladares mundo afora.

 

Produzido a partir das castas Moscatel, na Península de Setúbal, esse típico fortificado lisboeta caracteriza-se pelo seu caráter doce, aroma intenso e sua harmonização versátil e prazerosa, ideal para ser degustado como aperitivo ou acompanhado de queijos e sobremesas.

 

Com teor alcoólico entre 16º e 22º, há diferentes tipos resultantes das variações do tempo de envelhecimento e das técnicas de vinificação. Trazendo notas frescas, frutadas e florais, os mais jovens combinam com chocolates ao leite e frutas cítricas. Por sua vez, os mais envelhecidos, generosos e complexos, apresentam sabores intensos com nuances de frutos secos, nozes, avelãs, passas e especiarias, sendo perfeitos para harmonizar com chocolates amargos e doces conventuais (à base de gemas de ovos, açúcar e amêndoas).

 

Já, a história do Moscatel remonta à antiguidade, com evidências de cultivo de vinhedos na região desde 2.000 a.C. e, depois, possivelmente impulsionado pelos fenícios e gregos. No entanto, foi na segunda metade do século XIV que ganhou notoriedade internacional, quando o rei Ricardo II de Inglaterra passou a importá-lo assiduamente. Nos séculos XV e XVI, o vinho acompanhou as viagens das grandes embarcações portuguesas rumo à Índia e a outras colônias, sendo transportado em barricas expostas ao sol. Tal processo de “estufagem” conferiu a esta bebida características únicas que o tornaram referência em diversas partes do mundo, mantendo a sua reputação até os dias de hoje.

 

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Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

 

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:

 

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