
A 39ª edição do Fórum da Liberdade, realizado anualmente em Porto Alegre, ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril de 2026. Já o almoço de abertura está marcado para 8 de abril, repetindo um formato que foi adotado pela primeira vez na edição passada, com a antecipação para o dia anterior ao evento.
O anúncio das datas foi feito no domingo, 7 de setembro, pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entidade que organiza o Fórum. A escolha do dia para a divulgação partiu de uma relação entre a proposta deste Fórum da Liberdade e o nascimento do Brasil enquanto nação, a partir do grito de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga.
O Fórum da Liberdade é o maior palco de debates de ideias da América Latina, e trata de temas atuais em campos como economia, política e geopolítica, sempre na defesa das liberdades. Em sua edição de 2025, atingiu o recorde de público de 6,7 mil inscritos no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Mais de 70 palestrantes participaram da mais recente edição do Fórum da Liberdade, divididos em três palcos diferentes.
Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa.
Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.