O projeto Turismo Farroupilha de Galpão, coordenado pelas secretarias municipais da Cultura (SMC) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE) com participação da Secretaria Municipal de Educação, será lançado nesta terça-feira, 12. O evento acontecerá no Piquete Estância da Harmonia, a partir das 11h.

O objetivo é promover e valorizar o tradicionalismo por meio de oficinas, visitas guiadas e demais atividades que proporcionem uma verdadeira imersão na cultura gaúcha tanto para turistas quanto para o público local. “O acampamento reúne cerca de dois milhões de pessoas todos os anos e, nossa intenção, é consolidar o evento também como um atrativo turístico, contribuindo com a cultura e economia da cidade”, afirma a secretária da SMDETE, Fernanda Barth.

No mesmo evento também será lançada a Ciranda Escolar, iniciativa que leva estudantes de escolas públicas de Porto Alegre ao Acampamento Farroupilha para que conheçam de perto aspectos da nossa tradição. “Este projeto é uma excelente maneira de promover o turismo e a cultura gaúcha de forma genuína. Vivenciar a lida do campo, no Acampamento Farroupilha, é uma experiência inesquecível para as crianças”, completa a secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso.

Os projetos Turismo Farroupilha de Galpão e a Ciranda Escolar ocorrem concomitantemente ao Acampamento Farroupilha, entre os dias 1º e 21 de setembro.

O Acampamento Farroupilha 2025 é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Comissão dos Festejos Farroupilhas, em parceria com a GAM3 Parks

PATROCÍNIO

O Acampamento Farroupilha 2025 é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Bradesco e Amstel apresentam, já o patrocínio é de Postos BR, Pepsi, CEEE Equatorial, Casas Bahia e Governo do Estado Rio Grande do Sul e co-patrocínio de Raia, Tintas Renner, Cachaça 51 e 3 Corações. Também conta com o apoio Cígame, Ishop, Rissul, Transul e Tri Legal.