
Decisão se une a resoluções do Mercosul, Codex Alimentarius e FDA. Jungle Blue, da Oterra, tem características e custo-benefício favoráveis para aplicação em alimentos
O corante natural azul para alimentos extraído do jenipapo acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A regulação o torna apto para diversas aplicações pela indústria alimentícia no Brasil. A chancela para a utilização do produto também havia sido feita no mês passado para o Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além de países membros associados; e pela Codex Alimentarius, no início do ano. Já o FDA, órgão norte-americano similar à Anvisa, tinha liberado o corante desde dezembro de 2023.
As categorias contempladas com a autorização incluem aperitivos à base de batatas, cereais e farináceos; balas; balas de goma e gelatina; caramelos; bolos, tortas doces e massas de confeitaria prontas ou semiprontas para consumo; cereais matinais e alimentos à base de cereais; coberturas e caldas para produtos de panificação e biscoitos; sobremesas; gelados comestíveis; doces e confeitos; chocolates, bombons e similares; condimentos preparados; biscoitos e similares; gomas de mascar; pastilhas, preparações culinárias industriais, congeladas ou não; recheios para produtos de panificação, biscoitos, produtos de confeitaria e sobremesas, entre outros itens.
A Oterra, maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos e bebidas, já possui sua versão comercial do corante natural, o Jungle Blue. Essa opção traz ao mercado uma solução à dificuldade histórica na obtenção da cor azul a partir de fontes naturais, oferecendo tons vibrantes e vívidos. O pigmento possui alta concentração de cor e grande resistência à luz, mudanças de temperatura e variações de pH, proporcionando boa relação custo-benefício e condições técnicas de aplicação favoráveis.
Adicionalmente, o Jungle Blue é naturalmente solúvel em água e pode ser misturado com outras cores para criar tons naturais em verde, violeta e marrom, ampliando as possibilidades para a indústria em bebidas lácteas e não lácteas, iogurtes, sorvetes, snacks, cereais prontos para consumo e doces.
“A inclusão do Jungle Blue na gama de produtos da Oterra reforça nosso compromisso de entregar ao mercado soluções seguras e estáveis para os mais diversos processos de produção. Nesse caso, engloba ainda oportunidade de proporcionar aos consumidores experiências sensoriais únicas. Nos mercados mais desenvolvidos da América do Norte, Europa e Ásia, o volume de lançamento de produtos com coloração azul tem crescido de forma consistente nos últimos cinco anos, com predomínio no setor de confeitos. Assim, temos a indicação de possível tendência para Brasil e América Latina, ainda tímidos em relação a essa vertente”, destaca Stella Munhoz, gerente global de Marketing da Oterra.
Sobre Oterra
A Oterra é a maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares, bem como para alimentação no mercado pet. O primeiro corante foi lançado em 1876 na Dinamarca e, ao longo de sua trajetória, consolidou liderança no segmento por meio de grande foco em pesquisa e desenvolvimento, além de máxima expertise na aplicação de suas soluções. A organização está presente em 27 países com unidades de produção, laboratórios e escritórios e seu portfólio chega a 112 países em todo o mundo para atender a demanda dos consumidores por alimentos seguros, sustentáveis e naturais.
Ninguém conhece as cores como a natureza e ninguém conhece as cores da natureza como a Oterra.