Iniciativa visa reconhecer as atuações do Sesc e do Senac em todo o RS

 

Um novo projeto de lei (PL) está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A sugestão foi feita por representantes do Sindilojas Caxias em visita ao vereador Edson da Rosa, que tornou-se relator do PL 138/2025.

 

Seu conteúdo abrange a instituição do dia 16 de maio como Dia S, referente à Valorização ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o objetivo de enaltecer as atividades desenvolvidas por essas entidades em prol da população gaúcha. Ainda, pretende destacar e reconhecer o papel exercido por elas no desenvolvimento social, cultural e educacional das comunidades nas quais estão inseridas.

 

Após passar pelo aval da CCJL e for considerado dentro da legalidade, o projeto será colocado em pauta para votação em sessão da Câmara de Vereadores e, se aprovado, posteriormente será sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico. A ação é uma mobilização promovida pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) em todo o Rio Grande do Sul. Até o momento, os municípios de Gravataí, Santana do Livramento, Santa Maria e Santo Ângelo aprovaram a criação do Dia S.