
Como parte de seu compromisso global de criar valor duradouro às áreas de Arte e Mecenato, a Maison Romana será uma das principais patrocinadoras desta conceituada instituição pelos próximos três anos, dedicando recursos ao seu Laboratório de Conservação e Restauro
Guiada por seu espírito pioneiro e profundo comprometimento em nutrir a criatividade e as artes, a Bvlgari há muito tempo promove parcerias significativas enraizadas em uma filosofia de retribuição. Fortalecendo essa dedicação, a Roman Maison é agora a mais nova patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo – museu de artes visuais mais visitado do Brasil que completa 120 anos em 2025. Este patrocínio terá como foco o Centro de Conservação e Restauro da Pinacoteca, além de apoiar as importantes exposições do museu em 2025. O projeto também se beneficia do patrocínio da Fondazione Bvlgari.
BVLGARI & PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Bvlgari tem orgulho de anunciar sua parceria com uma das principais instituições de arte do Brasil e da América Latina, lar de uma das maiores e mais representativas coleções de arte brasileira do século XIX até o presente. A marca tem a honra de aliar-se à Pinacoteca em sua missão de preservar o patrimônio artístico e cultural brasileiro, ao mesmo tempo em que promove maior acessibilidade ao diálogo entre a cultura local e as comunidades globais.
Este acordo marca a parceria mais significativa da Bvlgari com uma instituição de arte no Brasil, até o momento, e inclui apoio para exposições importantes do calendário de 2025 da Pinacoteca.
Jean-Christophe Babin, CEO da Bvlgari, comenta: “Estamos muito felizes em anunciar nossa parceria com a Pinacoteca de São Paulo, uma instituição com um legado extraordinário de 120 anos no apoio à arte moderna e contemporânea, tanto no Brasil quanto no mundo. Esta colaboração reforça ainda mais nosso compromisso duradouro com as artes e o impacto cultural que aspiramos deixar para as futuras gerações. Com seus espaços arquitetônicos únicos e programação diversificada, a Pinacoteca se destaca como uma referência líder no mundo da arte contemporânea. Na Bvlgari, sempre acreditamos que a arte é a alma da nossa Maison. Valorizamos profundamente a influência transformadora que artistas e artesãos têm — não apenas no mundo das joias, mas também na formação da narrativa cultural da nossa marca.”
Patrona da herança romana e firme apoiadora das artes, a Bvlgari há muito tempo está comprometida em preservar legados culturais, financiando a restauração de monumentos icônicos e sítios arqueológicos na Cidade Eterna – preservando o seu legado inestimável de sua terra natal.
“Assim como a Bvlgari, a Pinacoteca é um ícone vivo, o museu está sempre se transformando e se reinventando de maneiras que refletem questões do seu tempo e promova outras formas de imaginarmos um futuro. A instituição existe tanto como um lugar de zelo pelo patrimônio quanto como um espaço para experimentação, educação e construção de culturas a partir de perspectivas compartilhadas. Estamos muito orgulhosos de receber a Bvlgari – e seu legado plural de beleza e artesanato que abrange mais de 140 anos – como parceiros em nossa missão de preservar o patrimônio artístico e cultural do Brasil”, diz Jochen Volz, Diretor Geral da Pinacoteca.
Alinhada com os esforços que a Bvlgari realiza internacionalmente, esta parceria fornecerá recursos essenciais para o Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, que inclui o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas Técnicas. Ao expandir seu trabalho em conservação preventiva e curativa, o núcleo se tornou uma referência para museus em todo o Brasil.
Esse importante passo da Bvlgari no apoio à arte e cultura brasileira sucede uma série de iniciativas artísticas lideradas pela joalheria romana desde sua chegada ao país em 2012. Entre os destaques está sua colaboração com o artista multidisciplinar Gabriel Massan, que — marcando a primeira vez na história da marca — liderou um projeto criativo exclusivamente para o mercado local. Seu trabalho incluiu obras de arte originais, intervenções digitais, instalações interativas e experiências imersivas celebrando o 75º aniversário da icônica coleção Serpenti da Bvlgari.
Motivada pela paixão por perspectivas artísticas regionais, a Bvlgari também encomendou obras dos artistas brasileiros Gabriella Garcia e Leandro Vigas, explorando a intersecção entre herança e expressão contemporânea. A carioca, Gabriella Garcia, criou uma escultura a partir de fragmentos de mármore coletados durante a revitalização da fachada da primeira boutique da Bvlgari em São Paulo, enquanto o catarinense, Leandro Vigas, desenvolveu uma obra de arte interativa celebrando o Bvlgari Studio, a plataforma multidisciplinar global da marca, onde criadores contemporâneos reinterpretam os ícones mais vanguardistas da Maison.
WORKSHOP DE RESTAURO
Como primeira iniciativa, já com o apoio formal da Bvlgari, a Pinacoteca realiza a oficina de PVA Borax Gel no Laboratório de Conservação e Restauração da Pina Luz nos dias nos dias 13 e 14 de agosto. Fomentando o intercâmbio internacional, o workshop, ministrado por especialistas italianos, será realizado na língua inglesa e contará com um tradutor consecutivo inglês-português.
Ao promover o intercâmbio direto com especialistas internacionais, a Bvlgari e a Pinacoteca visam ampliar o repertório técnico dos profissionais locais e fortalecer o diálogo com metodologias de ponta utilizadas em instituições de referência no exterior. Além de contribuir para a qualificação contínua da prática no país, iniciativas como essa estimulam a criação de redes colaborativas, fundamentais para a preservação do patrimônio cultural brasileiro com excelência e rigor científico. A troca de conhecimento favorece a adoção de abordagens mais seguras, sustentáveis e eficazes para a preservação de acervos sensíveis, ampliando a capacidade das equipes brasileiras de responder a desafios complexos em diferentes contextos materiais e institucionais.
Serão dois dias de encontro técnico, liderados por Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi, onde serão apresentadas as principais classes de agentes gelificantes, suas propriedades químico físicas e suas utilizações na restauração de obras de arte. Serão abordadas técnicas de preparação de géis e as possibilidades de diferentes formulações, com ajustes das características físicas. Alguns estudos de caso serão demonstrados, para comparar os diferentes níveis de limpeza entre Agar, Nevek e PVA-Borax em superfícies porosas, como gesso e mármore. Com foco nas aplicações do gel de PVA Borax, as pessoas participantes aprenderão o preparo e a utilização deste gel, modulando sua viscoelasticidade e incorporando solventes orgânicos.
Com 22 vagas gratuitas abertas a profissionais da área, as inscrições podem ser feitas atráves do site da Pinacoteca.
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.
Mariana Martins | mmartins@pinacoteca.org.br
SOBRE BVLGARI & FONDAZIONE BVLGARI
Parte do Grupo LVMH, a Bvlgari foi fundada no coração de Roma em 1884. Ao longo dos anos, a marca se estabeleceu em todo o mundo como um símbolo de excelência em Alta Joalheria e como um ícone da arte de viver italiana, graças ao seu artesanato requintado, design visionário e combinações de cores ousadas.
Graças à visão pioneira que tem sido parte intrínseca de seu DNA desde sua fundação, o sucesso internacional da empresa evoluiu para oferecer uma gama global e diversificada de produtos e serviços de luxo que vão de joias e relógios de alta qualidade a acessórios e perfumes, com uma extensa rede de boutiques e hotéis nas áreas comerciais mais exclusivas do mundo.
Para fortalecer e ampliar seu compromisso cultural, filantrópico e social, em 2024 a Maison anunciou a criação da Fondazione Bvlgari, que está comprometida em criar valor duradouro em arte, patrocínio, educação, filantropia e transmitir savoir faire. Motivada por um forte senso de responsabilidade para com a comunidade e uma abordagem baseada em retribuição, a fundação trabalha com as principais organizações internacionais, desenvolvendo parcerias de longo prazo para apoiar as futuras gerações, estimular a criatividade e várias formas de arte, promover a proteção do patrimônio cultural, amparar as comunidades mais vulneráveis e incentivar o desenvolvimento sustentável.