
Ação busca aproximar o setor calçadista gaúcho do mercado latino-americano e fortalecer a presença internacional das marcas locais
Desta terça-feira (1º) ao dia 4 de julho, nove empresas calçadistas gaúchas participarão da missão do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicergs) à IFLS+EICI, principal feira de calçados e artigos de couro da Colômbia, que ocorre em Bogotá. A iniciativa faz parte do “Projeto de Internacionalização para Empresas do Setor Calçadista do RS”, iniciativa contemplada pelo Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), do Sistema FIERGS, e visa capacitar e posicionar marcas gaúchas no cenário global, com foco inicial na América Latina.
Segundo a coordenadora de projetos do Sicergs, Isabel Fabiane Seewald Sudekum, a Colômbia foi escolhida por ser um dos mercados-alvo estratégicos do setor, com alta receptividade a produtos brasileiros e grande potencial de ampliação de negócios. A ação reúne um grupo diverso, com empresas estreantes no mercado internacional e outras mais consolidadas – um diferencial que, segundo ela, enriquece o trabalho de divulgação ao representar diferentes perfis de produtos e maturidade empresarial.
“Queremos que essas empresas enxerguem o mercado latino-americano como uma porta de entrada para a internacionalização. A diversidade do grupo amplia o alcance da ação e permite um aprendizado coletivo”, destaca Isabel.
Além da exposição de produtos e do contato direto com compradores internacionais, a missão contará com o suporte de um profissional de Relações Públicas, responsável por estabelecer conexões assertivas entre lojistas e fabricantes. A atuação desse especialista é estratégica para abrir portas, traduzir intenções comerciais e facilitar a comunicação cultural e de negócios.
A experiência na Colômbia é apenas o começo. Com essa iniciativa, o Sicergs busca estimular entre as empresas o investimento em marcas próprias, o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado e a consolidação de uma cultura exportadora entre pequenas e médias empresas do setor. A participação em feiras internacionais, na avaliação do sindicato, é uma das formas mais eficazes de aumentar a visibilidade, ampliar a competitividade e conquistar espaço no mercado externo.
O apoio do Prosind, do Sistema FIERGS e operacionalizado pela Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), reforça os compromissos assumidos pela gestão do presidente Claudio Bier à frente da entidade, com foco na competitividade industrial e no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A ação está alinhada à atuação do Sistema FIERGS em nome das cerca de 52 mil indústrias gaúchas que representa.
Conheça as empresas participantes:
Bozzolo (Roca Sales)
Conceito Bartzen (Sapiranga)
Conforto Calçados (Estância Velha)
Diavolo (Santa Cruz do Sul)
Fillon (Novo Hamburgo)
N Maria (Novo Hamburgo)
Petit Cheval (Teutônia)
Paraonda (Feliz)
Tabita Calçados (Igrejinha)