
Sessão de autógrafos do livro Xeque-Mate, da Editora Euphoria, reuniu autora, elenco e fãs em evento que lotou o pavilhão 4 durante o maior festival literário do Rio de Janeiro
A sessão de autógrafos de “Xeque-Mate”, realizada em 14 de junho na Bienal do Livro Rio, foi um dos eventos mais disputados da feira. Promovida pela Editora Euphoria, a ocasião reuniu a autora Evelin Sousa e o elenco da websérie homônima, atraindo uma multidão ao pavilhão 4 (verde). Em apenas quatro meses, a obra que possui mais de 7 milhões de leituras na plataforma Wattpad, vendeu cerca de 1.500 exemplares físicos. Entre os presentes estavam as atrizes Natália Rosa, Sofia Starling, Natalie Smith e Marcele Nogueira, protagonistas da série, além de representantes da produtora Ponto Ação, responsável pela adaptação audiovisual.
Com uma trama que mistura investigação policial, dilemas morais e romance, a obra rapidamente se destacou como fenômeno entre leitores jovens, especialmente do público sáfico. O sucesso da primeira temporada da websérie foi tão expressivo que a segunda fase do projeto foi viabilizada por meio de financiamento coletivo, arrecadando R$ 200 mil e possibilitando gravações internacionais na Suíça. Durante a Bienal, com o sucesso da websérie, a Editora Euphoria lançou uma capa especial com a imagem das protagonistas da trama.
O entusiasmo e a emoção marcaram o encontro entre a autora, o elenco e os fãs durante a sessão de autógrafos. Ao refletir sobre o sucesso da obra, Evelin Sousa compartilhou seus sentimentos, enquanto os atores e produtores também expressaram a importância do momento. “Ver o impacto que essa história tem causado é mais do que um dia sonhei viver”, afirmou a autora. A repercussão do encontro emocionou também membros do elenco e da equipe de produção. “Me sinto muito feliz e honrada de fazer parte disso. Foi um dia lindo, estávamos celebrando a arte e a genialidade da Evelin”, declarou a atriz Marcele Nogueira. Já Priscila Pugliese, fundadora da Ponto Ação, destacou nas redes sociais: “Participar da Bienal do Livro com o elenco de “Xeque-Mate” foi muito especial”.
A organização da sessão limitou a entrada a 150 pessoas no estande, mas o público superou as expectativas. “Sabíamos que o fandom era enorme e fiel, mas ver tanta gente chegando de outros estados, algumas chorando de emoção na fila, foi impactante. Mesmo quem não conseguiu entrar ficou por perto, só para ter um vislumbre das atrizes e da Evelin. Isso mostra o quanto essa história toca profundamente o público sáfico, tanto nas telas quanto nos livros”, comentou N. Belikov, autora e fundadora da editora.
Com cinco anos de atuação, a Editora Euphoria é reconhecida por apostar em novas narrativas que nasceram na internet, especialmente fanfictions que representam a diversidade de vozes e afetos. “A Bienal é sempre uma celebração. Ver uma obra que começou online receber esse carinho dos leitores e brilhar também nas telas é motivo de muito orgulho”, concluiu Nathalia Brandão, também cofundadora da editora.
Sobre a Editora Euphoria
A Editora Euphoria é responsável pela publicação de livros de romances adultos LGBTQIA+. O foco exclusivo em romances de protagonismo queer, com muitas vezes das obras nascerando como fanfictions.
Sobre o livro Xeque-Mate
A história gira em torno de Eloise Green, uma policial que se muda para a capital em busca de novos desafios e acaba envolvida na investigação de um roubo milionário. No entanto, sua missão se complica ao reencontrar Maya Collins, esposa de um dos principais suspeitos – e a mulher misteriosa que havia mexido com seus sentimentos meses antes. Entre o dever e o desejo, Eloise precisa enfrentar seus próprios limites para chegar à verdade.