
Empresário de Santa Catarina, responsável pela maior roda-gigante da América Latina e co-fundador do Museu de Cera Dreamland, foi um dos 40 homenageados
Mais de 200 líderes do setor de entretenimento de todo o mundo se reuniram no Europa-Park, em Rust, na Alemanha, neste mês de maio, onde participaram da premiação “IAAPA Honors 2025”. O empresário catarinense Cícero Fiedler foi um dos homenageados e recebeu o prêmio “IAAPA Brass Ring Inspiration Award” pelo trabalho no setor de turismo há 16 anos.
Fiedler é fundador da Interparques Holding, responsável por alguns dos mais notáveis empreendimentos turísticos do Brasil, como a FG Big Wheel, em Balneário Camboriú (SC), o Alles Park, em Pomerode (SC), a Roda Rico São Paulo – a maior roda-gigante da América Latina –, além da Roda Canela, na Serra Gaúcha, e da Roda Maceió, atualmente em fase de construção. Além disso, o brasileiro é co-fundador do Museu de Cera Dreamland, em Gramado (RS), e de suas diversas filiais.
“Receber esse prêmio na categoria Inspiração é uma honra e um reconhecimento do trabalho árduo de toda a equipe. Nosso objetivo sempre foi criar experiências únicas que encantam e aproximam as pessoas e estou muito feliz em receber esta homenagem tão especial”, destacou Cícero. No total, O “IAAPA Honors 2025” entregou 40 prêmios em dez categorias, como Excelência em Recursos Humanos e em Entretenimento Ao Vivo, Sustentabilidade, Top Centro de Entretenimento Familiar, Prêmio Inspiração e Jovem Professional.
Realizada pela IAAPA, Associação Global da Indústria de Atrações, esta é a segunda edição da premiação que homenageia pessoas, ideias e organizações que estão moldando o futuro da indústria global de atrações. Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado na nação germânica, em celebração ao 50º aniversário do Europa-Park. Em 2024, o evento reuniu nomes do setor em Las Vegas, Estados Unidos.
Para o presidente e CEO da IAAPA, Jakob Wahl, o “IAAPA Honors 2025” superou todas as expectativas, celebrando décadas de excelência e reconhecendo a nova geração de inovadores. “Reunimos o que há de melhor na nossa indústria. O Europa-Park ofereceu um cenário rico em história, narrativa e criatividade e foi o anfitrião perfeito para a premiação. Estou incrivelmente orgulhoso da nossa equipe da IAAPA e dos nossos parceiros por terem criado um programa tão memorável e significativo”.
Destaques da América Latina
No contexto latino-americano, os países foram representados por diversas iniciativas de excelência que reforçam o compromisso da região com inovação e qualidade no setor de atrações. Entre os reconhecimentos mais notáveis estão:
– Melhor Programa de Recompensa, Reconhecimento e Retenção: Fundação Parque Jaime Duque (FPJD Work – Family – Life Balance) – Colômbia
– Melhor Campanha Digital de Marketing: Fantasy Island Amusement Park (Fantasy Island’s Midway) – Chile
– Melhor Anúncio de Outdoor: Aqua Nick Water Park (Best Day in Riviera Maya) – México
Além disso, a premiação também reconheceu Marcos Michan (Xtreme Park) como Jovem Profissional do Ano e Valeria Canon (Aquapolis e Aeropolis) recebeu o prêmio na categoria Serviço.
Indústria de atrações
Todos os anos, mais de 332 milhões de pessoas visitam parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, centros de entretenimento familiar, zoológicos, aquários e outras atrações na América Latina e Caribe, de acordo com a Associação Global da Indústria de Atrações. Para 2025, o Estudo de Impacto Econômico da IAAPA prevê crescimento de 11% na indústria de atrações na América Latina, que conta com mais de 4.100 atrações e cerca de 528 mil profissionais.
Só no Brasil, são 117.4 milhões de visitantes anualmente. Os impactos diretos e indiretos das atrações do país geraram receitas de cerca de 6,8 mil milhões de dólares no ano passado e apoiaram cerca de 142.000 postos de trabalho.
Os vencedores de cada categoria estão disponíveis em IAAPA.org.