Estudo aponta que comida afetiva favorece uma melhor aceitação aos pratos servidos e ajuda a prevenir a desnutrição entre este público

 

Em virtude de uma série de fatores fisiológicos, sensoriais e psicológicos, é comum que os idosos apresentem certa dificuldade em aceitar alguns alimentos e até mesmo pratos triviais, do dia a dia. Entretanto, um recente estudo da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, encontrou uma aliada importante no estímulo ao apetite e na prevenção da desnutrição: a comida afetiva, também conhecida como comfort food.

 

Embora a alimentação seja frequentemente considerada somente em termos nutricionais, uma das conclusões do estudo mostrou a relevância desses alimentos na promoção da saúde dos idosos em outros aspectos, sobretudo em âmbito emocional; ou seja, além de fornecer energia e nutrientes, a pesquisa mostrou que a comida afetiva impacta diretamente no bem-estar físico e mental desse público.

 

E para contribuir com ideias e sugestões de pratos que se enquadrem nesse conceito de comfort food, a Josapar, detentora das marcas Tio João, Meu Biju, SupraSoy e Azeite Nova Oliva, preparou algumas receitas práticas e nutritivas. Arroz doce da vovó, bolinho de chuva sem glúten, bolinho de arroz e arroz de forno, estão entre as opções da companhia. Confira:

 

Arroz doce da vovó

 

Ingredientes

 

– 1 xícara (chá) de Arroz Tio João Grãos Nobres (170 g)

– 2 ½ xícaras (chá) de leite (500 ml)

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 2 gemas

– Raspas de 1 limão

– Canela em pó

 

Modo de preparo

 

Leve o arroz e o leite para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre (com uma colher de pau), tomando cuidado para que o arroz não grude no fundo da panela. Quando o arroz estiver cremoso e quase cozido, adicione o açúcar e 2 colheres (sopa) de água (26 ml) e mexa bem. Assim que o arroz estiver totalmente cozido, desligue o fogo, espere 2 minutos e junte as gemas, misturando delicadamente para incorporá-las. Tempere com as raspas de limão e sirva em seguida, polvilhado com a canela em pó.

 

Bolinho de chuva sem glúten

 

Ingredientes

 

– 2 ovos

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1 xícara (chá) de leite

– 1 ½ xícara (chá) de Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten

– 2 colheres (chá) de fermento biológico em pó

– Óleo para fritar

– Açúcar para polvilhar (opcional)

– Canela para polvilhar (opcional)

 

Modo de preparo

 

Em um recipiente, misture os ovos, o açúcar e o leite; adicione a quantidade indicada de Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten, o fermento biológico e misture bem até adquirir uma massa homogênea.

 

Em uma panela, coloque o óleo para aquecer. Enquanto isso, prepare um prato com papel absorvente. Quando o óleo estiver bem quente – aproximadamente 180° C – coloque pequenas quantidades da massa (bolinhos) para fritar e deixe-os até dourar. Posteriormente, coloque-os no prato com papel absorvente para extrair um pouco da gordura e, após a fritura de todos, coloque-os em um novo prato e polvilhe o açúcar e a canela a gosto.

 

Bolinho de arroz

 

Ingredientes

 

– 2 xícaras (chá) de Arroz Tio João Grãos Nobres cozido

– 1/2 xícara (chá) de queijo ralado

– 1/2 xícara (chá) de leite

– 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado

– 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

– 1/2 xícara (chá) de amido de milho

– 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

– 3 ovos

– Óleo para fritar

 

Modo de preparo

 

Misture tudo muito bem. Frite as colheradas em óleo quente, deixando dourar de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.

 

Bolinho de arroz Meu Biju

 

Ingredientes

 

– 2 xícaras (chá) de Arroz Especial para Risotos Meu Biju

– 300 g de queijo parmesão ralado

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 50 ml de Azeite Nova Oliva

– 300 g de farinha de trigo

– Óleo para fritar

 

Modo de preparo

 

Cozinhe o Arroz Especial para Risotos Meu Biju em 5 xícaras de água, sempre cuidando para não pegar no fundo da panela. Depois de cozido, ainda quente, coloque-o em uma vasilha, adicione o parmesão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Faça as bolinhas com o arroz ainda morno, passe-as na farinha de trigo e frite-as em óleo bem quente até ficarem bem douradinhas.

 

Arroz de forno

 

Ingredientes

 

– 4 xícaras (chá) de Arroz Tio João Grãos Nobres cozido (520 g)

– 2 ovos ligeiramente batidos (120 g)

– ½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml)

– 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (170 g)

 

– 1 xícara (chá) de presunto cozido em cubos

 

– 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas

 

Modo de preparo

 

Em uma vasilha, misture o arroz com os ovos e o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Incorpore o presunto e as ervilhas ao arroz, disponha-o em uma travessa retangular (18 x 24 cm) e salpique o parmesão por cima. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 20 minutos, ou até o queijo gratinar.

Sirva em seguida, como prato principal.

 

Arroz carreteiro com charque

 

Ingredientes

 

– 1 ½ litro de água quente

 

– 500 g de charque desfiado

 

– 180 g de bacon cortado em cubos

 

– 1 cebola picada

 

– 4 dentes de alho amassados

 

– ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva

 

– 4 tomates picados

 

– 2 pimentões verdes picados

 

– 200 g de linguiça calabresa cortada em rodelas

 

– 3 xícaras (chá) de Arroz Integral Meu Biju

 

– Sal a gosto

 

– Salsinha fresca e cheiro-verde a gosto

 

Modo de preparo

 

Deixe o charque de molho na véspera, trocando de água pelo menos quatro vezes. Para acelerar o processo, você pode deixar de molho em água quente e ir trocando, ou também pode comprar já dessalgado. Descarte a água do molho e cozinhe na pressão por 40 minutos, até que esteja em ponto de desfiar.

 

Em uma panela, refogue o bacon, a cebola e o alho no Azeite Nova Oliva, até ficar dourado e adicionando água de vez em quando para não queimar. Depois, nessa mesma panela, acrescente os tomates, os pimentões, as linguiças, o charque e o Arroz Integral Meu Biju. Mexa bem, deixe refogar e acrescente água de acordo com as orientações da embalagem. Depois de pronto, prove e veja se é necessário acrescentar sal ou algum outro tempero da sua preferência. Finalize com um fio de azeite, cheiro-verde e salsinha fresca.

 

Mais informações

 

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João, Meu Biju e SupraSoy. Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João.

 

Sobre a Josapar

 

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.