
Durante os três dias de programação, sete mil compradores passaram pelo evento na Serra Gaúcha. Feira gerou mais de R$ 100 milhões em negócios
Confirmando a vocação de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho, a 5ª edição da Wine South America encerra nesta quinta-feira (8) em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Durante os três dias de programação, sete mil compradores passaram pelo evento e tiveram acesso a mais de 430 marcas nacionais e internacionais. Em uma verdadeira vitrine de lançamentos e tendências, a Wine South America movimentou mais de R$ 100 milhões em negócios durante a feira.
Nesta edição, o evento apresentou crescimento de 20% no número de expositores e contou com a presença de marcas de mais de 20 países. A realização é da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere que conta com todo o know-how da Vinitaly, reconhecida por mais de 55 anos como a feira referência mundial do setor de vinhos. “Nós recebemos compradores de mercados estratégicos da América Latina, como México, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Venezuela e Chile, além dos principais mercados consumidores de vinho, como os Estados Unidos e Reino Unido. A cada ano, a WSA cresce em números e em público qualificado, o que comprova que o Brasil é um mercado cada vez mais promissor quando o assunto é vinho e espumante”, destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor do evento.
A participação das vinícolas brasileiras bateu recorde, ao reunir 200 marcas de terroirs como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que teve sua estreia na feira deste ano.
A Miolo Wine Group é um dos expositores que repete a participação desde a primeira edição da feira e aproveita a oportunidade para apresentar novos rótulos e promover eventos estratégicos. “A Wine South America sempre foi palco para nossos lançamentos e ótimos relacionamentos, mas este ano a edição está espetacular com um público super selecionado, oportunizando bons negócios. Foi muito importante para nós, valorizando ainda mais os nossos lançamentos, especialmente nosso quinto Terroir, em Mendoza, com os três novos rótulos”, descreveu Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group.
Ao longo dos três dias de evento, a WSA foi palco de mais de duas mil reuniões de negócios. Parte significativa das conexões comerciais foi viabilizada por meio do Projeto Comprador Nacional e Internacional, que oportunizou a vinda de 200 top buyers de todos os estados brasileiros e de 12 países.
Um dos maiores produtores e exportadores mundiais de vinhos, a Itália teve participação recorde no evento, consolidando-se como uma das protagonistas do cenário internacional desta edição da Wine South America. Com o apoio da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, o país aumentou sua presença na WSA e, somadas, as marcas italianas chegaram a 80, o que representa um aumento de mais de 100% em relação à última edição.
Outro destaque foi a presença inédita do Wines of Portugal e da Região de Lisboa entre os expositores internacionais. Mais de 25 vinícolas portuguesas trouxeram a diversidade de terroirs com rótulos das regiões de Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa. O Wines of Portugal representou 11 produtores e reforçou o posicionamento do vinho português no panorama internacional. “Viemos para a WSA especialmente para diversificar a distribuição de nossos produtos. Estamos bem representados no Brasil, mas queremos alcançar mais regiões. Para isso, buscamos uma feira profissional que consegue chegar em pontos que normalmente não iríamos de outra forma. A WSA conta com rodadas de negócios que certamente é um ponto que se destaca bastante para contatos”, destaca Daniela Costa, gerente de área do Wines of Portugal.
O evento contou com projetos que trouxeram dezenas de jornalistas dos principais veículos de imprensa nacional, além de influenciadores de destaque no universo do vinho. Entre as iniciativas, estava o Projeto Imagem, que incluía a visitação dos profissionais da imprensa a vinícolas da Serra Gaúcha, oferecendo aos comunicadores a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo.
Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os compradores da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira na Arena de Conteúdo. O evento contou, por exemplo, com palestras com dados de mercado e masterclasses com degustações de alta qualidade, que foram apresentadas por especialistas. Os painéis também abordaram as oportunidades do mercado de vinhos no segmento especializado, com palestrantes de peso como Danio Braga, presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e curador do Empório Fasano. “O mercado do vinho mudou muito nos últimos cinco anos. Antigamente, tinha que fazer uma catequese para mostrar algum rótulo. Agora, as pessoas já sabem mais o que elas querem conhecer. Percebo uma evolução meteórica nos últimos tempos”, compartilhou. Participou ainda do encontro Marco Bimbatti, sommelier do Gran Hyatt São Paulo. “No nosso hotel, priorizamos o treinamento constante. Eles são diários e têm duração de 20 minutos. Toda a equipe tem acesso a esses treinamentos, de sommeliers a garçons, até estagiários”, descreve Bimbatti.
A programação paralela da 5ª Wine South America contou ainda com o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025”. A ação foi destinada especialmente a empresários do setor e teve como objetivo ajudar os participantes a criarem estratégias claras, diferenciadas e focadas em resultados concretos. O workshop foi conduzido pelo especialista Diego Bertolini, que tem mais de 25 anos de experiência neste segmento e é sócio proprietário do Grupo Venda Mais Vinho.
A próxima edição da Wine South America já está confirmada e será realizada em maio de 2026.
Sobre a Wine South America
A Wine South America ocorreu de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo. A WSA reunirá em único ambiente mais de 400 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.
O evento tem patrocínio do Sebrae, Caixa e Governo Federal, Prefeitura de Bento Gonçalves, Sicredi, BRDE, Banrisul e BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul. O apoio é do CONSEVITIS-RS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI RS, além da Apex-Brasil, da Águas Prata e Italian Trade Agency – ICE/ITA.