A receita é do chef sírio Bassem Koussa

Dia das Mães é celebrado em diversas partes do mundo como uma data de amor, gratidão e união familiar. É o momento perfeito para reunir aqueles que amamos em torno da mesa, compartilhando histórias, afetos — e, claro, uma refeição especial. Que tal apostar neste ano em uma alternativa surpreendente, saborosa e repleta de significado? O prato árabe Al Kabsa é uma excelente escolha para um almoço inesquecível, que une tradição, aroma e afeto.

 

Originário da Península Arábica, especialmente da Arábia Saudita, o Al Kabsa é um prato tradicional que simboliza perfeitamente a essência da cultura árabe: refeições fartas, feitas para serem compartilhadas em grupo e celebradas com alegria. Na tradição árabe, a comida é mais do que nutrição — é um elo que fortalece os laços familiares e sociais. Preparar um prato como o Al Kabsa é, portanto, um gesto de carinho e hospitalidade.

 

Feito com frango, uma carne saborosa, acessível e muito popular, o Al Kabsa leva arroz e uma combinação de especiarias aromáticas que encantam os sentidos. Os temperos são o grande destaque da culinária árabe, e neste prato, eles proporcionam uma explosão de sabores e aromas exóticos, combinando o doce, o picante e o terroso de maneira equilibrada. O resultado é um prato visualmente vibrante e de sabor marcante, que agrada tanto aos paladares mais tradicionais quanto aos que buscam novas experiências gastronômicas.

 

Neste domingo especial, sair do óbvio e apostar em um prato como o Al Kabsa é uma forma de homenagear as mães com criatividade, afeto e um toque de sofisticação. Confira a receita:

 

Al Kabsa

 

Tempo do preparo: 90 min

 

Serve 08 pessoas

 

Ingredientes:

 

08 coxas com sobrecoxas de frango.

 

03 copos de arroz branco de 350ml

 

1 litro e meio de água

 

1 cebola grande picada

 

1 pimentão verde picado

 

1 cenoura grande ralada

 

1 limão

 

10 cravos

 

10 cardamomos integral

 

150 gramas de uva passa

 

2 colheres de sopa de sal

 

2colheres de sopa de pimenta síria

 

1/2 de sopa de canela em pó

 

1 colher e meia de sopa de cúrcuma

 

Meia colher de cravo em pó

 

Meia colher de sopa de páprica doce

 

1 colher de extrato de tomate

 

02 tomates grandes picados

 

10 gramas de gengibre ralado

 

Modo de preparo:

 

Jogue as coxas com sobrecoxas numa panela em fogo alto com as ervas de perfume: cardamomo, cravo, meio limão cortado ao meio e meia cebola inteira (sem picar).

 

Vire o frango de vez em quando até que fique dourado por todos os lados.

 

Adicione 1 litro e meio de água à panela e deixe em fogo médio por 40 minutos até o frango cozinhar bem.

 

Jogue o conteúdo da panela numa peneira para separar o frango da calda. Guarde essa calda para usar no cozimento do arroz.

 

Tempere o frango com uma colher de sal e outra de pimenta síria. Use um pincel para passar azeite nas coxas e sobrecoxas, e leve ao forno pré-aquecido a 250°C por 20 minutos, até dourar.

 

Misture em outra panela o arroz lavado com os seguintes ingredientes: cebola, tomate, pimentão verde e cenoura picados, uma colher de extrato de tomate, duas colheres de óleo de soja, sal, pimenta síria, uva-passa, cravo em pó, canela em pó, cúrcuma e gengibre.

 

Mexa bem os ingredientes em fogo médio para fritar o arroz com os temperos.

 

Adicione 6 copos da calda de frango reservada. Deixe no fogo médio até ferver, depois abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe até o arroz secar.

 

Sirva o arroz no prato e coloque uma coxa com sobrecoxa por cima.

 

(Opcional): Decore com nozes e uvas-passas.

 

Sobre o chef Bassem Koussa

 

Koussa tem 35 anos e em 2015 deixou a Síria e sua família em busca de uma nova vida longe da guerra. Após 4 anos no Brasil abriu no início de 2019 o Zingo & Ringo, em Pinheiros, São Paulo. Tem formação em arquitetura e atuou na ONU como emissário. Atualmente é consultor no setor gastronômico e emprega refugiados sírios e palestinos em seu restaurante.